Podcast Meio-Dia: as operações policiais no Rio Grande do Sul e mais notícias da manhã desta quinta-feira

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 16 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre confirmou nesta quarta-feira mais três casos positivos para a variante Ômicron do coronavírus. Ao todo, com esses três casos, são sete casos confirmados no Rio Grande do Sul, seis deles na Capital. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, destes três últimos casos, dois estão vinculados ao primeiro caso registrado na Capital. Já o terceiro se trata de um viajante que, depois de chegar a Porto Alegre, sentiu sintomas respiratórios e realizou teste RT-PCR em laboratório privado. Conforme a prefeitura, os pacientes apresentam sintomas leves, cumprem isolamento domiciliar e relataram para a vigilância epidemiológica terem recebido pelo menos uma dose de vacina contra covid-19. A prefeitura também reforça a importância das medidas preventivas, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e esquema vacinal completo contra covid-19, incluindo a dose de reforço.

Uma operação do Ministério Público e da Polícia Civil do Rio de Janeiro cumpre quatro mandados de prisão e outros trinta de busca e apreensão em sete estados, entre eles o Rio Grande do Sul. As ações visam desarticular grupos extremistas que fazem apologia ao nazismo e que praticam discriminação, racismo e discurso de ódio. Até o fechamento desta edição do Meio-Dia, 3 pessoas haviam sido presas. Segundo o MP, durante a investigação, foi constatada a existência de grupos autodeclarados nazistas e ultranacionalistas, que se associavam para praticar e incitar atos criminosos. Alguns dos investigados são adolescentes. Eles publicavam em redes sociais e em aplicativos de mensagens, diversas fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista e falam abertamente sobre a prática de violência contra essas populações. No Rio Grande do Sul, são dois os alvos. Porém, ainda não há informações sobre os locais onde as ordens judiciais são cumpridas. Os outros Estados onde ocorrem as ações são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, e Rio Grande do Norte.

Em outra operação, a Polícia Civil gaúcha prendeu na manhã desta quinta-feira, oito pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de receptação de carros roubados, adulteração de placas veiculares e falsificação de documentos públicos. As prisões ocorreram em Porto Alegre; em Glorinha e Gravataí, na Região Metropolitana, e em Tramandaí e Imbé, no Litoral. As investigações começaram há oito meses, quando uma fábrica clandestina de placas veiculares foi descoberta em Alvorada. Na ocasião, três pessoas foram presas e houve apreensão de material usado nas falsificações. Entre os presos hoje, está o principal alvo da operação. Um homem de 58 anos, residente em Glorinha. Ele é proprietário de uma estampadora de placas de sinalização veicular. As investigações dão conta de que ele é suspeito de desviar e repassar a criminosos as chapas-base originais em branco das placas Mercosul. Elas eram adulteradas na fábrica. O homem já havia sido preso pela Polícia Civil em maio de 2000. Na ocasião, ele foi indiciado por adulteração de sinais identificadores e furto qualificado de energia elétrica.

O governo do Estado fez o repasse da primeira parcela de R$ 100 do Programa devolve ICMS. O depósito é feito para famílias de baixa renda que retiraram o Cartão Cidadão. Ao todo, mais de R$ 43 milhões de reais foram transferidos para cerca de 432 mil cartões. Destes, 245 mil já foram entregues aos beneficiários. A retirada do cartão está disponível pelos próximos seis meses a contar de 16 de novembro. Para quem ainda não buscou o cartão, existe a garantia de recebimento do crédito acumulado. Em Porto Alegre, a distribuição ocorre na FGTAS. No interior do estado, o atendimento é realizado nas agências do Banrisul. O Programa devolve ICMS tem como público-alvo pessoas inscritas no CadÚnico que recebem o Bolsa Família ou que tenham dependentes na rede estadual do Ensino Médio. Para retirar o benefício, o usuário precisa levar documento com foto e número de CPF. Não é preciso ter conta bancária. O cartão do programa é aceito em cerca de 140 mil estabelecimentos abrangidos pela rede Vero, do Banrisul.

O tempo vai ficar dividido nesta quinta-feira no Rio Grande do Sul. A previsão aponta para sol, calor, nebulosidade e pancadas de chuva dependendo da região. Para a maioria das regiões, o tempo firme vai predominar. Na Fronteira Oeste e na Campanha o tempo segue aberto, o que favorece a elevação das temperaturas ao longo do dia. Máxima de 35 graus em Uruguaiana. Já nas regiões Norte e Noroeste o calor intenso pode gerar chuva de verão em alguns pontos. No lado Leste, a nebulosidade vai predominar. Enquanto na Região Sul, além da nebulosidade, existe a chance de ocorreram pancadas de chuva nesta quinta. Na sexta-feira, a chuva fica restrita ao Litoral Norte, ainda devido à influência da umidade do oceano. No restante do estado, o tempo segue firme com sol entre nuvens. No final de semana a tendência é que o tempo fique estável na maior parte do estado.