Oito são presos em ação da Polícia Civil contra receptação de carros roubados e adulteração de placas

As investigações começaram há oito meses, quando uma fábrica clandestina de placas veiculares foi descoberta em Alvorada.

A Polícia Civil gaúcha prendeu na manhã desta quinta-feira, oito pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de receptação de carros roubados, adulteração de placas veiculares e falsificação de documentos públicos. As prisões ocorreram em Porto Alegre; em Glorinha e Gravataí, na região metropolitana; e em Tramandaí e Imbé, no Litoral.

As investigações começaram há oito meses, quando uma fábrica clandestina de placas veiculares foi descoberta em Alvorada. Na ocasião, três pessoas foram presas e houve apreensão de material usado nas falsificações.

Entre os presos hoje, está o principal alvo da operação: um homem de 58 anos, residente em Glorinha. Ele já havia sido preso pela Polícia Civil em maio de 2000. Na ocasião, ele foi indiciado por adulteração de sinais identificadores e furto qualificado de energia elétrica. Na casa do indivíduo, a Polícia Civil encontrou R$ 50 mil em dinheiro vivo.

Conforme a investigação, o preso é proprietário de uma estampadora de placas de sinalização veicular. As investigações dão conta de que estaria desviando e entregando a criminosos as chapas-base originais em branco das placas Mercosul. Elas eram adulteradas na fábrica, que fica em Gravataí, e teve suas atividades suspensas por até seis meses.

Operação Blanks, apreensão de dinheiro. Foto: Polícia Civil / Divulgação