Ouça no Meio-Dia: o funeral da Rainha Elizabeth II e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 19 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um tiroteio, no fim da noite de domingo, causou a morte de um homem e deixou um policial ferido. O caso ocorreu no bairro Cascata, na zona sul de Porto Alegre. Segundo a Brigada Militar, o confronto entre policiais militares e criminosos teria ocorrido durante uma abordagem policial a dois indivíduos em atitude suspeita. Um dos homens se rendeu, enquanto o outro sacou uma arma e atirou contra os policiais. Um brigadiano acabou ferido no peito. O policial foi socorrido e encaminhado para atendimento médico e seu estado de saúde é considerado estável. Após a remoção do PM ferido do local do confronto, os agentes chamaram reforço até o local. Eles identificaram uma casa onde o atirador estava escondido. Novamente os brigadianos foram recebidos a tiros. Desta vez, porém, com a proteção de um escudo balístico, eles conseguiram revidar o ataque. O homem, que ainda não foi identificado, foi baleado e morreu no local. A residência onde ocorreu o tiroteio foi isolada para perícia por parte do Instituto-Geral de Perícias e análise pela Polícia Civil.

Dois adolescentes morreram em um ataque a tiros na noite deste domingo, em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As vítimas tinham 14 e 16 anos. Ainda uma criança de 12 anos ficou ferida. Ela foi levada para atendimento em um hospital, mas a polícia não divulgou o estado de saúde dela. Segundo a Polícia Civil, o crime aconteceu em um bar no bairro Santo Afonso. Uma pessoa chegou ao local de bicicleta e começou a realizar disparos de arma de fogo contra um grupo de adolescentes que estava em volta de uma mesa de sinuca. O criminoso ainda não foi identificado. A polícia suspeita que ele tinha como alvo um dos adolescentes. O crime teria relação com o tráfico de drogas.

Serviços do Dmae vão deixar oito bairros da Capital sem água entre quarta e quinta-feira. Conforme o Departamento, a programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos. Na quarta-feira, o abastecimento de água fica interrompido para os bairros Medianeira e Santa Tereza, a partir das 8h30. O motivo são as obras da avenida Tronco. Segundo o Dmae, a estimativa é de que a água retorne durante a noite de quarta. Ainda na quarta, o abastecimento será interrompido nos bairros Anchieta, Farrapos, Humaitá e Navegantes, a partir das 6h. O serviço faz parte das obras de substituição da adutora da rua Dezoito de Novembro. A previsão é de normalizar durante a noite. Também vai faltar água na quarta-feira na Vila dos Sargentos, bairro Serraria, na Zona Sul, a partir das 8h30. Conforme o Dmae, o abastecimento deverá normalizar durante a noite de quarta. Por fim, já na quinta-feira, parte da Lomba do Pinheiro poderá ficar desabastecida, a partir das 9h. A previsão é de restabelecer o abastecimento durante a noite de quinta.

O funeral de Estado da rainha Elizabeth II reuniu cerca de 400 líderes e monarcas do mundo inteiro. A cerimônia fúnebre durou cerca de uma hora. Dois minutos de silêncio encerraram o funeral. Depois, o caixão da monarca deixou a Abadia de Westminster e seguiu em procissão até o Arco de Wellington. Neste local, teve início um cortejo de carro até o Castelo de Windsor, onde haverá um funeral privado na Capela de São Jorge. O sepultamento será na cripta real ao lado do marido da Rainha Elizabeth II, o príncipe Philip, que morreu no ano passado, aos 99 anos.

Uma área de instabilidade avança sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Com o avanço da frente fria, a nebulosidade predomina no território gaúcho. Segundo a previsão do tempo, existe o risco de temporais isolados. As precipitações podem vir acompanhadas de rajadas de vento de até 60 km/h e queda de granizo em grande parte do Estado. Há previsão de chuva forte na Fronteira Oeste e na Região Sul. O dia começou com frio e umidade no Estado. Porém, ao longo desta segunda, a temperatura fica amena. Em Caxias do Sul, a nebulosidade predomina e há previsão de chuva nesta segunda, com máxima de 15°C. Em Porto Alegre, Canoas e Alvorada, o tempo fica instável, com previsão de chuva a qualquer hora do dia, com máxima de 18°C. Na madrugada de terça-feira, permanece chovendo em áreas da metade leste. Mas, gradualmente, a chuva se afasta do Estado e o sol volta aparecer entre muitas nuvens. A tendência é que o tempo volte a ficar instável sobre o Rio Grande do Sul na quarta-feira.