Ouça no Meio-Dia: o impacto da chuva no Estado e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 12 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Os temporais que atingiram o território gaúcho nesta segunda-feira causaram estragos e transtornos. No início da noite de ontem, ao menos 126 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem fornecimento de energia elétrica no Estado. Na manhã desta terça-feira, o número caiu para 70 mil. Na área da CEEE-Equatorial, o corte no fornecimento de energia elétrica ocorre em cidades da Campanha e Região Sul. Até o fechamento desta edição do Meio-Dia, a fornecedora não tinha previsão de quando o serviço seria restabelecido. A companhia orienta os consumidores sem luz a informarem o problema no abastecimento pelos canais de comunicação. Já na área da RGE, a maior parte dos clientes sem luz estão nas regiões Central, Serra e Pampa. Assim como a CEEE, a RGE disponibiliza informações ao cliente via canais de comunicação. Além dos problemas com a energia elétrica, a chuva causou outros problemas. Em Pelotas, fortes áreas de instabilidade atingiram o município da Região Sul do Estado. O temporal teve ventos de até 70 km/h. Além dos cortes no fornecimento de energia elétrica, o Corpo de Bombeiros registrou chamados de queda de galhos, árvores e postes em vários pontos da cidade. Já em Santa Vitória do Palmar, houve o registro de quatro destelhamentos de residências por causa dos ventos fortes.

Nesta terça-feira, o tempo fica instável em todo o Rio Grande do Sul. Existe a previsão de ventania no Estado. O ciclone extratropical já provoca fortes ventos em território gaúcho, desde a madrugada desta terça, na Região Central, na Região Metropolitana, na Serra, nos Litorais Norte e Sul e na Região Norte. Além da ventania, ao longo do dia, a previsão é de chuva para Região Metropolitana, Serra, Região Norte e Litoral Norte. Mas aos poucos o tempo volta a ficar firme e uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas no Estado. Em Porto Alegre e Alvorada, o tempo fica nublado, com pancadas de chuva e muito vento nesta terça-feira, com máxima de 16°C. Em Rio Grande, o tempo fica instável e o frio ganha força, com máxima de 13°C. Já em Tramandaí, o tempo fica instável e com fortes rajadas de vento, e máxima de 17°C.

Um incêndio atingiu um pet shop localizado na esquina da avenida Júlio de Castilhos com a Vigário José Inácio, no Centro de Porto Alegre. Os danos foram apenas materiais. Não havia animais dentro do estabelecimento. Eles foram retirados no dia anterior para que fosse realizada a dedetização do edifício. Conforme o Corpo de Bombeiros, o sinistro foi informado por volta das 3h da madrugada. As chamas foram controladas por volta das 6h da manhã. As causas do sinistro ainda são desconhecidas. Uma perícia pode ser realizada no local para apontar a origem das chamas.

O Dmae realiza trabalhos na área das obras da avenida Tronco, nas zonas Sul e Extremo-Sul de Porto Alegre, entre esta terça e quarta-feira. Nesta terça-feira, o abastecimento foi interrompido em parte dos bairros Cascata e Belém Velho, desde as 8h30 da manhã, com previsão de retorno do abastecimento no início da noite. O serviço ocorre entre os números 5.405 e 5.696 da avenida Oscar Pereira. Também pela manhã, desde as 9h, o abastecimento para Aberta dos Morros, Campo Novo e Ipanema é afetado. Haverá corte em rede existente na avenida Juca Batista esquina com a avenida Cristiano Kraemer, e entroncamento de rede na avenida Vereador Landel de Moura com a rua Tejó. O serviço tem previsão de conclusão para o final da tarde. Na quarta-feira, haverá corte de rede em ferro fundido na rua Nunes esquina com a rua General Gomes Carneiro, que irá interromper o abastecimento em parte dos bairros Medianeira e Teresópolis, das 8h30 às 16h30. Após os serviços, a prefeitura informa que a água pode apresentar turbidez. Isso em função da presença de partículas inertes, que se desprendem das paredes internas das tubulações quando o abastecimento é retomado. No entanto, segundo a prefeitura, elas não são prejudiciais à saúde. Se a turbidez persistir, a prefeitura pede que a população solicite lavagem do ramal pelo telefone 156 opção 2. A programação da semana poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

Uma mulher de 35 anos morreu em um acidente de trânsito na BR-386, em Marques de Souza, no Vale do Taquari. Outras três pessoas ficaram feridas no acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal uma Ford Ecosport bateu frontalmente contra uma Mitsubishi L200 Triton. Logo em seguida uma caminhonete Tiggo bateu contra o primeiro veículo. Os feridos, três homens, entre 25 e 44 anos de idade, receberam atendimento médico. A identidade da vítima, que conduzia a Ecosport, não foi divulgada pela polícia.


Compartilhe: