Ouça no Meio-Dia: a previsão de calorão e virada no tempo no fim de semana e mais notícias desta sexta

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A noite de quinta-feira foi tensa e histórica para o futebol gaúcho. O Grêmio fez sua parte e venceu o Atlético Mineiro por 4 a 3 na Arena, mas acabou rebaixado para a Série B porque outro gaúcho, o Juventude, ganhou do Corinthians no Alfredo Jaconi e, ao mesmo tempo, devolveu o Tricolor Gaúcho para o Z-4 e se salvou da queda. A vitória do Juventude veio em um pênalti convertido por Chico Kim, já no segundo tempo. O time jaconeiro acabou a competição em 16º, com 46 pontos. Já o Grêmio terminou como o primeiro time na zona de rebaixamento, com 43. Fora de risco de cair, mas com chances improváveis de classificação para a Libertadores, o Inter praticamente cumpriu tabela contra o Bragantino, em Bragança Paulista. E acabou derrotado por 1 a 0, com gol de Artur, já nos acréscimos da segunda etapa. O Colorado acabou a competição na 12ª colocação, com 48 pontos, e ficou com uma vaga na Sulamericana.

Duas pessoas foram mortas a tiros na madrugada desta sexta-feira, em Caxias do Sul, na Serra, após a partida entre Juventude e Corinthians pela última rodada do Campeonato Brasileiro. As vítimas são pai e filho. Gilberto Schneider, de 57 anos, morreu no local. Já o filho dele, Willian Fialho Schneider, de 37, foi socorrido, mas morreu logo depois de chegar ao Hospital Pompéia. De acordo com a Brigada Militar, o crime aconteceu próximo do estádio Alfredo Jaconi, em frente à sede da torcida Mancha Verde. Segundo testemunhas, os autores do tiros estavam e um carro e passaram pela via atirando. Além das vítimas fatais, outras duas pessoas ficaram feridas. Elas teriam sido baleadas por engano. A Polícia Civil trabalha para identificar os suspeitos. Segundo a investigação, não há provas de que o fato tenha relação com a rivalidade entre torcidas ou torcedores. A principal hipótese é acerto de contas por causa do tráfico de drogas.

Deve chegar ao fim hoje o julgamento do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. As sentenças dos quatro réus serão lidas pelo juiz Orlando Faccini Neto, no Foro Central de Porto Alegre. A decisão dos jurados foi adiada depois que o Ministério Público pediu réplica das defesas dos advogados no fim da noite de ontem. Em função deste pedido, o MP teve mais duas horas para sustentar a acusação durante a manhã de hoje. Em seguida, a fala volta para as defesas, que apresentam suas tréplicas, agora na parte da tarde. Cumprido este procedimento, o Conselho de Sentença se reúne com o juiz Orlando Faccini Neto para a votação na sala secreta. A leitura da sentença deve ficar para o fim da tarde ou para o período da noite. Independente das sentenças, tanto os réus quanto o Ministério Público podem recorrer da decisão.

O governo federal começa a pagar nesta sexta-feira a segunda parcela do Auxílio Brasil. Os primeiros a receber, já nesta sexta, são os beneficiários com Número de Inscrição Social, o NIS, final 1. Os pagamentos vão até o dia 23 de dezembro. Neste mês, o pagamento mínimo será de 400 reais. O valor foi garantido por meio de uma Medida Provisória editada na última terça-feira. Porém, não há garantia de que o complemento será pago nos próximos meses. Além disso, o benefício vai chegar a 13 milhões de pessoas neste mês, número menor do que os 17 milhões de beneficiários, prometidos pelo governo Jair Bolsonaro. O Auxílio Brasil começou a ser pago em novembro para 14 milhões de famílias beneficiárias do agora extinto Bolsa Família. O valor médio em novembro foi de R$ 224 reais e 41 centavos por família.

A massa de ar seco e quente que atua no Estado continua ganhando força nesta sexta-feira. Após mais uma manhã com frio atípico para esta época do ano, o calor atinge grande parte do território gaúcho ao longo da tarde. As temperaturas estarão mais elevadas entre as regiões central e oeste. Máxima de até 38 graus em São Borja, na Fronteira Oeste. Mas há possibilidade de pancadas de chuva no território gaúcho. Pode chover de forma fraca e isolada nas regiões Central e Sul, como ocorreu ontem em Porto Alegre e Região Metropolitana. Também não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva no extremo Oeste e na Campanha. O sábado tem chance de chuva isolada entre o Centro e o Norte, devido a uma área de baixa pressão. Nas demais regiões, o tempo continua firme. A tendência é que a chuva e os temporais isolados retornem à metade Norte do Estado no domingo.