Grêmio vence, mas resultados não ajudam e Tricolor é rebaixado para Série B

A vitória até veio, mas não foi o bastante

Não faltou emoção. Houve momentos de muito apoio, cantos e expectativas, mas também outros de muito silêncio e decepção. A desastrosa temporada de 2021 do Grêmio terminou com o derradeiro rebaixamento para a Série B.

A vitória até veio, mas não foi o bastante. Enquanto o Grêmio abria vantagem sobre o Galo em Porto Alegre, a torcida ia acompanhando na arquibancada e mundo afora os resultados do Castelão e do Alfredo Jaconi.

Porém, em nenhum momento da noite desta quinta-feira, o Grêmio esteve salvo do descenso. O mais próximo foi em meio ao segundo tempo, quando o Fortaleza fez 2 a 1 no Bahia.

Faltaria apenas o gol do Corinthians, mas na sequência do gol do Castelão, o Juventude teve um pênalti a seu favor marcado pelo VAR e marcou com Chico. Sem dúvida foi um dos momentos mais tensos do futebol gaúcho dos últimos anos.

A partir daí começou a despedida do Tricolor da Série A. O juiz deu três minutos de acréscimos e em Caxias haveria mais 8. Mas seriam necessários dois gols do Corinthians, o que não chegou perto de acontecer.

Isso tudo justo em um jogo onde o Grêmio teve uma rara apresentação de bom futebol. Em 20 minutos do primeiro tempo a partida já estava 3 a 0 para o Grêmio. Dois gols de Diego Souza e um de Campaz.

Diego Souza comemorando um de seus gols – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Foi quando veio o primeiro revés para os gremistas. O Bahia abriu o placar no Castelão contra o Fortaleza. A Arena silenciou e o Atlético cresceu no jogo e descontou com Dodô. Com essa atmosfera desfavorável, o Galo manteve a superioridade e fez mais um com Vargas.

Mas no intervalo veio uma notícia boa. O Fortaleza empatou e devolveu a esperança ao Grêmio.

No início da segunda etapa, o Tricolor fez mais um. Ferreira deu um belo passe e Douglas Costa concluiu para o gol. Na comemoração, um sinal de “adeus” para a torcida.

Douglas Costa comemorou dando “tchau” para a torcida gremista – Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Ainda haveria um pênalti em Jhonata Robert, que Borja isolou para fora. E, por fim, um gol do Atlético marcado por Hyoran, quando a situação já estava perdida.

Situação

O Grêmio encerrou o Brasileirão em 17º, com 43 pontos.

Escalações

Grêmio

Gabriel Grando; Rafinha, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva; Douglas Costa, Campaz (Jhonata Robert) e Ferreira; Diego Souza (Borja) – 4-2-3-1Técnico: Vagner Mancini

Atlético-MG

Rafael; Guga, Micael, Nathan Silva e Dodô; Calebe (Franco), Tchê Tchê (Neto), Dylan Borrero (Hyoran); Savarino (Sávio), Eduardo Sasha (Felipe Felício) e Vargas – 4-3-3Técnico: Cuca

Arbitragem

Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistente 1: Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
Assistente 2: Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Wagner Reway (PB)