Pênalti salvador: Juventude se salva com vitória por 1 a 0 e empurra Bahia e Grêmio para a B

A superrodada de encerramento do Campeonato Brasileiro 2021 reservou fortes emoções para os gaúchos. O Juventude conseguiu uma vitória consagradora em Caxias do Sul e permanece na Série A em 2022. Foram 82 minutos correndo iminente risco de ser rebaixado, mas um pênalti a favor do Verdão da Serra mudou sua sorte.

O Juventude foi a campo com a difícil missão de ganhar do Corinthians, mesmo com a partida em casa, e ainda torcer para derrota do Bahia. A Papada foi em peso para apoiar o time na luta para permanecer na elite do futebol brasileiro. Embora difícil, a missão poderia se tornar um pouco menos árdua, pois o time preto, vermelho e branco vinha de seis empates e três derrotas como visitante.

O time de Caxias começou já colocando pressão. Aos cinco minutos, Jadson arriscou de fora da área, mas o chute ainda passou longe do gol de Cássio. A insistência do Verdão da Serra prosseguiu nos minutos seguintes. Aos 12, Chico cobrou uma falta que bateu na trave, com o goleiro corintiano conseguindo fazer uma defesa logo em seguida. Outra bola que atingiu a trave foi de um chute de Rafael Foster, aos 22 minutos.

A partir dos 30 minutos do primeiro tempo, o time da Papada reduziu o ritmo, tentando caprichar mais em menos chances. Mas foi o Corinthians que acordou, já quase aos 45 minutos do segundo tempo: Jô recebeu cruzamento de Fagner, que cabeceou pro gol. O goleiro Douglas ainda tentou a defesa e a bola entrou na meta. No entanto, o árbitro marcou falta e o tento paulista foi anulado por suposto empurrão em Quintero.

Segunda chance de permenecer na Série A

Guilherme Castilho foi substituído por Wescley. O segundo tempo do jogo entre Juventude e Corinthians começou com nova fervura no caldeirão do Jaconi em busca do gol salvador. Logo aos três minutos, Paulo Henrique roubou a bola de Lucas Piton, acelerou o quanto pôde, mas não conseguiu finalizar corretamente. A partir de então, a partida ficou truncada, com o time gaúcho sem conseguir avançar de maneira objetiva e o paulista jogando no meio de campo, numa espécie de modo automático para passar o tempo.

Logo em seguida, aos 15, Wescley conseguiu um bom chute, mas a bola foi por cima do gol. Era o início da segunda leva de bombardeios do Juve em direção ao gol corinthiano. Um minuto depois, Dawhan recebeu na área de Wescley, que caiu na área e fica pedindo pênalti. O juiz mandou seguir, mas o VAR pediu revisão do lance que, depois de análise, não deu em nada.

Aos 21, o zagueiro Quintero, do Juve, deixou a partida para a entrada de Roberson. Aos 28, a última mudança: Dawhan teve que deixar a partida em uma maca após uma dividida. Ricardinho entrou em seu lugar.

Mais dois minutos se passaram e o time gaúcho ainda tentava sua permanência na Série A contra o apático time do Corinthians. Roberson fica cara a cara com Cássio na pequena área e finaliza com força, mas Cássio faz defesa. Na cobrança de escanteio, no minuto 31, os jogadores do Juventude reclamaram de um possível toque da bola no braço de Gabriel Pereira. O VAR entrou em ação novamente. Foram seis minutos de espera para a definição se havia sido pênalti ou não.

Chico Kim foi escalado para bater o pênalti, que só ocorreu no minuto 37 do segundo tempo. E ele não desperdiçou a chance de manter o Juve na Série A! Bola para um lado, Cássio pro outro. A Papada foi ao delírio com a mudança no placar. Na combinação de resultados, o time da Serra ia se mantendo na elite, pois o Bahia empatava. Ao mesmo tempo, o Verdão da Serra acabava com as chances do Tricolor de Porto Alegre de se salvar.

A partir do gol, foi contar os intermináveis 9 minutos para o fim da partida. O Corinthians ainda tentou uma chegar a primeira vez no gol aos 42 minutos do segundo tempo, sem sucesso. Nem as trocas de Jô por Gustavo Mantuan e Gabriel por Adson mudaram alguma coisa para o Corinthians. Aos 45, Fagner ainda tomou um cartão vermelho por falta em Capixaba. Mais nove minutos de jogo frio decidiram o placar definitivo: 1 a 0 para o Juventude, se salvando de ser rebaixado; ao mesmo tempo rebaixando Bahia e Grêmio e, de quebra, fazendo o Corinthians perder uma posição na tabela e R$ 1,6 milhão em bonificação.

Ficha técnica

Juventude 1×0 Corinthians

Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul

Gols: Chico, aos 35 minutos do 2º tempo (1-0)

Cartões amarelos: Gil e Roni (Corinthians)

Cartões vermelhos: Fagner (Corinthians)

Juventude: Douglas; Paulo Henrique, Vitor Mendes, Quintero (Roberson) (Didi) e Rafael Forster; Jadson (Bruninho), Dawhan (Ricardinho), Chico e Castilho (Wescley); Capixaba e Sorriso.
Técnico: Jair Ventura.

Corinthians: Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Gabriel (Adson); Gabriel Pereira (Vitinho), Giuliano, Du Queiroz e Gustavo Mosquito (Roni); Jô (Gustavo Mantuan). Técnico: Sylvinho.