Ouça no Meio-Dia: o alerta epidemiológico para monkeypox e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 11 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde publicou um alerta epidemiológico sobre a situação da varíola dos macacos, a monkeypox, no Rio Grande do Sul. O documento reforça as medidas de vigilância epidemiológica a serem adotadas pelos serviços de saúde, tanto da rede pública quanto da rede privada, incluindo laboratórios e Vigilâncias Epidemiológicas municipais no Estado. Entre as ações apontadas pela publicação estão a comunicação imediata dos casos suspeitos por parte dos profissionais de saúde às respectivas secretarias municipais de Saúde e à Secretaria Estadual da Saúde; a coleta de amostras para confirmação diagnóstica em laboratório; rastreamento e monitoramento dos contatos do caso suspeito; e isolar o paciente. Até o momento, já foram confirmados 29 casos no Rio Grande do Sul, distribuídos em 14 municípios, e há 64 em investigação. No Brasil, até o momento, são 2.415 casos confirmados e foi declarada transmissão comunitária da doença, constatada quando não há como definir uma cadeia de transmissão do vírus.

Dois suspeitos de cometerem roubos em série foram mortos pela polícia em Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. O confronto que precedeu os óbitos ocorreu entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira. Segundo a Brigada Militar, a sequência de crimes começou ainda durante a tarde quando os suspeitos roubaram um carro branco e praticaram assaltos contra pedestres e em uma lancheria. Depois os roubos seguiram até que os dois foram interceptados por policiais. Houve troca de tiros nas proximidades do bairro Ideal. Os suspeitos foram atingidos por disparos da polícia e morreram. Um deles no local, e outro em atendimento médico. Após o confronto, foram apreendidos valores em dinheiro e diversos itens, além de uma arma. O atendimento da ocorrência seguiu durante a madrugada.

Também em Novo Hamburgo, um policial ficou ferido após confronto com criminosos no bairro Canudos, na noite desta quarta-feira. O fato aconteceu na frente do Residencial Aeroclube. O policial, que é agente do Denarc de Porto Alegre, estava junto com outros colegas em uma viatura discreta. Ao descerem do veículo, eles foram recebidos a tiros. Os policiais revidaram. No tiroteio, o policial foi ferido no abdômen e na perna. De acordo com a Polícia Civil, ele foi encaminhado para o hospital e não corre risco de morte. Agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar entraram no Residencial para localizar os criminosos. Segundo a Polícia Civil, duas pessoas foram presas na operação. A principal suspeita é que os detidos estejam relacionados com o tráfico na região e tenham participado da troca de tiros.

Um serviço do Dmae deixa oito bairros de Porto Alegre sem água nesta quinta-feira. O motivo da paralisação é a manutenção corretiva na Estação de Bombeamento de Água Tratada Ipiranga 2, localizada na Praça Engenheiro Paulo Aragão Bozzano, na Vila Ipiranga. Os bairros atingidos são: parte do bairro Boa Vista, parte do bairro Chácara das Pedras, Jardim Europa, Jardim Itu, parte do bairro Jardim Sabará, parte do bairro Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim. A previsão é de normalizar o abastecimento à noite, podendo demorar mais nas partes altas. A realização do serviço poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos

Uma massa de ar seco e frio deixa o tempo firme no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Não há previsão de chuva. A quinta-feira começou gelada no Estado. Em Vacaria, a mínima registrada foi de 4°C. Também houve registro de geada na Serra e na Região Norte do Rio Grande do Sul. Na Região Sul, Região Metropolitana, Litoral e Região Norte foi registrado nevoeiro. Isso devido a umidade presente na atmosfera combinada com o resfriamento noturno. Em Rio Grande, ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens nesta quinta, com máxima de 16°C. Em Porto Alegre, o tempo fica firme nesta quinta, com máxima de 17°C.