Ouça no podcast Meio-Dia: inflação é a maior para janeiro desde 2016

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 9 de fevereiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Rio Grande do Sul contabilizou 105 mortes por covid-19 nesta terça-feira. Isso não acontecia desde 13 de julho de 2021. Este número eleva a média móvel de mortes por dia no Estado para 49,6. Assim como nos casos de óbitos diários, essa é a maior média diária de mortes desde o fim de julho de 2021. Este patamar ainda é mais baixo do que os da época mais crítica da pandemia, que ocorreu entre 2020 e 2021. Em 2020, a maior média de mortes chegou a 70,4./ Depois, em 2021, o Estado chegou a ter a média de 302,6 mortes por dia.

A prefeitura de Porto Alegre ampliou os pontos de testagem rápida de antígeno para Covid-19 na cidade. Entrou em funcionamento hoje a tenda junto à Unidade de Saúde São Carlos, no bairro Partenon. O local possui climatização e quatro espaços para atender ao público. Outro ponto será a Unidade de Saúde Assis Brasil, no bairro Sarandi. Esta unidade será um ponto de referência em testagem rápida de antígeno, já que ganhará reforço na equipe. Em ambos os locais, o atendimento ocorre desde às 9h até as 17h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados. Desde 10 de janeiro, a testagem rápida de antígeno pode ser realizada em qualquer uma das 132 unidades de saúde da Capital, no campus da UFRGS, localizado na rua Sarmento Leite, ou na unidade móvel. Na última semana, duas tendas começaram a funcionar, uma na unidade de saúde Tristeza e outra na Clínica da Família Álvaro Difini, no bairro Restinga. Em função do vestibular da Ufrgs, o serviço será interrompido temporariamente a partir das 16h de hoje. O atendimento será retomado segunda-feira, das 9h às 17h.

Os sites do Governo do Estado do Rio Grande do Sul gerenciados pelo PROCERGS voltaram ao ar no início da noite de ontem. A infraestrutura virtual do Poder Executivo foi alvo de um ataque hacker, o que foi confirmado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. O governo afirma que o ataque aos sistemas se deu em um ambiente restrito e não gerou perda de dados ou vazamento de informações pessoais. Foram atingidos dezenas de portais que fazem parte do Executivo Estadual e gerenciados pelo Centro de Tecnologia da Informação. Durante a falha, os horários agendados pela população em serviços vinculados ao governo estadual foram cumpridos ao longo do dia, com restrição apenas à realização de novos agendamentos. A possibilidade de agendamentos foi restabelecida. Com a volta ao ar em segurança dos portais do governo estadual, a equipe do Procergs buscará agora a identificação da autoria dos ataques para a adoção das medidas pertinentes. Não se descarta a possibilidade de registro de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, da Polícia Civil.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que mede a inflação oficial do país, caiu de 0,73% em dezembro para 0,54% em janeiro. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O resultado, porém, é o maior para o mês de janeiro desde 2016, quando o índice foi de 1,27%. A desaceleração foi influenciada pelo recuo nos transportes, sobretudo com a queda nos preços da gasolina, do etanol e das passagens aéreas. Em contrapartida, o resultado de janeiro acabou sendo influenciado pelo aumento dos preços do grupo alimentação e bebidas. Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 10,38%. A previsão do mercado para a inflação em 2022 está em 5,44%. Com isso, a expectativa é que o teto da meta seja estourado pelo segundo ano seguido. A meta central para o IPCA deste ano é de 3,50% e será oficialmente cumprida se o índice oscilar entre 2% e 5%.

A massa de ar seco continua sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. O dia será marcado por variação térmica. Após uma manhã de friozinho no Estado, a temperatura fica agradável em várias partes do território gaúcho. Em cidades como São Borja, porém, o calor predomina. Segundo a previsão, o tempo fica firme na maior parte do Rio Grande do Sul. Pode chover em forma de pancadas de chuva apenas na Serra e no Litoral ao longo do dia. Amanhã, as temperaturas se elevam um pouco mais e uma área de baixa pressão favorece pancadas de chuva e temporais isolados nas regiões Norte e Nordeste entre a tarde e noite. Nas demais áreas, o tempo continua estável. A tendência é que a chuva e as instabilidades permaneçam na sexta.