Em Catuípe

Morre homem baleado por PM após discussão por causa de som alto em Catuípe

Vítima foi atingida por disparo de arma de fogo após uma discussão com um vizinho, que é policial militar no dia 21 de abril, em Catuípe, na região Noroeste

O Hospital de Caridade de Ijuí, na região Norte do RS, confirmou a morte de Gilvane Pinto, 41 anos. Ele havia sido baleado após uma discussão com um vizinho, que é policial militar, na noite de sexta-feira da semana passada, 21 de abril, em Catuípe, na região Noroeste. O PM está preso em Porto Alegre.

O velório de Gilvane ocorre na Capela A da Funerária Catuípe. A cerimônia fúnebre de sepultamento está marcada para o Cemitério Municipal de Catuípe, no sábado (29), em horário não informado.

O homem estava em estado de saúde considerado “gravíssimo” na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em coma induzido e sendo mantido com ventilação artificial.

O caso ocorreu na noite do feriado de Tiradentes (21) após uma briga entre a vítima e o vizinho brigadiano. O motivo seria o som alto durante uma confraternização.

A Justiça determinou a prisão preventiva do policial militar. O mandado foi cumprido na terça-feira (25) em Santo Ângelo. O militar estadual foi encaminhado ao BPG (Batalhão de Polícia e Guarda) em Porto Alegre, onde ficará à disposição da Justiça.

O PM era investigado, até então, por tentativa de homicídio. Agora, ele deve responder ao crime de homicídio na forma consumada, que possui pena maior. Ele também vai ser alvo de um IPM (Inquérito Policial Militar), para apurar sua conduta. O militar pode até ser expulso da corporação.

O brigadiano e o vizinho já tinham histórico de desentendimentos, mas não havia registro de agressões anteriores. O policial alegou que atirou no vizinho pois, no momento da discussão, ele teria sido ameaçado com uma faca. A discussão teria como motivo o som alto durante uma confraternização.