PODCAST

Ouça no Meio-Dia: a operação do transporte em POA para o dia de eleições e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 28 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Depois de dois anos com programações remotas ou híbridas, a Feira do Livro de Porto Alegre volta a ocupar a Praça da Alfândega a partir desta sexta-feira. A 68ª edição do evento vai celebrar os 250 anos da Capital e tem como patrono o poeta Carlos Nejar. O evento vai até o dia 15 de novembro. A expectativa da Câmara Rio-Grandense do Livro é reunir mais de 1,5 milhão de visitantes. A abertura acontece a partir das 18h, no Teatro Carlos Urbim. A solenidade contará com as presenças de Carlos Nejar e do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur. Nos dias de feira, serão mais de 150 escritores e uma intensa programação literária. Também haverá 71 expositores e muitas atividades culturais. Além disso, serão realizadas, ao todo, 552 sessões de autógrafos, sendo 497 individuais ou com até quatro escritores. Além disso, estão previstas 55 sessões coletivas, com mais de cinco autores por livro.

O prazo de inscrição para jovens que desejam ingressar na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a OSPA, termina às 18h desta sexta-feira. Estão disponíveis 101 vagas para aulas gratuitas de 14 instrumentos, além de prática de orquestra e de canto em coro. Para realizar a inscrição, é preciso preencher um formulário disponível na internet. Um pré-requisito para se candidatar a uma vaga é estar matriculado no ensino regular ou já ter concluído o ensino médio. O processo seletivo possui uma etapa presencial. Nela, haverá uma audição avaliada por professores do conservatório e músicos da OSPA. A avaliação ocorre entre os dias 7 e 18 de novembro. Mais informações podem ser obtidas no site da OSPA, pelo telefone (51) 3228-6737 ou, ainda, pelo e-mail [email protected].

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (27), a nova sede do Tudo Fácil Zona Norte em Porto Alegre. O espaço estará aberto ao público a partir desta sexta-feira (28). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados, o local funciona das 10h às 14h. A nova sede fica no Bourbon Shopping Wallig, na avenida Assis Brasil, 2611. O espaço oferecerá cerca de 50 serviços presenciais, entre os quais do IGP, do DetranRS, do DMAE, da FGTAS, do INSS, do IPE Saúde, do IPE Previdência, entre outros. A previsão é que 4,5 mil atendimentos sejam realizados por mês no novo espaço. O novo Tudo Fácil tem 23 guichês de atendimento, além de cinco terminais para autoatendimento e de um totem, onde a população poderá acessar aos mais de 500 serviços digitais disponíveis no portal rs.gov.br.

A Prefeitura de Porto Alegre organiza a operação especial de transporte público para o segundo turno das eleições deste domingo. Segundo a Prefeitura, haverá aumento na oferta de viagens de ônibus em relação ao primeiro turno e incremento de 50% em relação a um domingo normal. O domingo será de passe livre. Para o segundo turno, serão, segundo a prefeitura, aproximadamente 6 mil viagens, com capacidade para transportar 500 mil passageiros. A estimativa, porém, é de transportar 360 mil pessoas. A prefeitura chama atenção também para a necessidade dos motoristas seguirem as orientações de proibição de estacionamento. Isso porque, muitas vezes, veículos estacionados em locais proibidos impossibilitam a circulação dos ônibus e, consequentemente, o acesso dos eleitores aos locais de votação. Por fim, durante todo o sábado, e também no domingo, a avenida Padre Cacique terá um bloqueio. A interrupção ocorrerá junto ao Tribunal Regional Eleitoral, no sentido bairro-Centro, entre a Barão do Cerro Largo e a José de Alencar.

O tempo firme segue predominando no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Durante a tarde o calor ganha força e passa dos 30ºC na Fronteira Oeste, na Região Central, na Região Noroeste e no Norte do Estado. Na Região Sul, a temperatura fica amena ao longo do dia. Não há previsão de chuva nesta sexta no Rio Grande do Sul. Existe a possibilidade de rajadas de vento em alguns pontos do Estado, como aconteceu nesta quinta. No sábado, instabilidades atuam na metade Norte durante o dia e se espalham pela Fronteira Oeste no período da noite. A tendência é que essas instabilidades ganhem força no domingo, devido à passagem de uma nova frente fria, com risco de temporais e chuva volumosa entre o Noroeste e o Norte gaúcho.