Até 15 de novembro

Começa nesta sexta-feira a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre de 2022 vai celebrar os 250 anos da capital dos gaúchos e tem como patrono o poeta Carlos Nejar.

Um dos eventos mais tradicionais de Porto Alegre começa nesta sexta-feira (28). A 68ª edição Feira do Livro de Porto Alegre vai celebrar os 250 anos da capital dos gaúchos e tem como patrono o poeta Carlos Nejar. A expectativa da Câmara Rio-Grandense do Livro é reunir mais de 1,5 milhão de visitantes.

A solenidade de abertura acontece a partir das 18h, no Teatro Carlos Urbim, com as presenças do patrono Carlos Nejar e do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur. Serão mais de 150 escritores e uma intensa programação literária que irão movimentar a Praça da Alfândega.

O evento – que é um dos maiores a céu aberto da América Latina – vai até o dia 15 de novembro, com 71 expositores e muitas atividades culturais. Entre as atividades previstas estão saraus, apresentações musicais, mesas de discussão e exposições fotográficas, entre outras.

Os números da Feira são impressionantes. Ao todo, serão realizadas 552 sessões de autógrafos, sendo 497 individuais ou com até quatro escritores. Além disso, estão previstas 55 sessões coletivas, com mais de cinco autores por livro.

“Depois de dois anos com programações remotas ou híbridas, a Feira do Livro volta a ocupar a Praça da Alfândega proporcionando ao leitor a experiência única de poder ter contato com os livros, folheá-los, além de ter a oportunidade de encontrar seus autores favoritos e compartilhar experiências”, destaca o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur.

Programação para todos os gostos

Na programação para adultos serão 76 atividades com foco em grandes lançamentos do ano. Entre os autores que estarão presentes na Feira estão aqueles que têm temas de interesse da sociedade, como diversidade, inclusão, sustentabilidade, filosofia, tendo a literatura grande destaque. Ao todo, serão 60 escritores gaúchos, como Clara Corleone, Letícia Wierzchowski, Júlia Dantas, Taiane Santi Martins, Daniel Galera e Samir Machado de Machado.

A Feira do Livro de Porto Alegre também contará com 20 escritores de outros estados, com destaque para Noemi Jaffe, indicada para o Prêmio São Paulo de Literatura, o escritor Renato Noguera e Cida Bento, eleita pela revista britânica The Economist como uma das 50 pessoas mais influentes na área da diversidade.

Entre os autores estrangeiros, o destaque é o norueguês Geir Gulliksen – autor de História de um casamento, Editora Rua do Sabão, 2022 – e a best-seller argentina Florencia Bonelli – O feitiço da água, Editora Planeta, 2022 –, que já vendeu mais de 3,5 milhões de livros em seu país.

A área Infantil e Juvenil, que inclui os mediadores de leitura, terá 379 atividades na programação. Serão 67 escritores, sendo 40 de outros estados. Entre os autores em destaque na área infantil estão Alê Garcia, um dos 20 creators negros mais inovadores do país, segundo a Forbes. Também estarão no evento o ator Pedroca Monteiro e Daniel Kondo, autores do livro Ser o que se é (Companhia das Letrinhas), que trata sobre a importância das diferenças.

E a literatura indígena mais uma vez estará presente no evento. O escritor e indigenista brasileiro Daniel Munduruku, a cordelista indígena Auritha Tabajara e o escritor e palestrante Olívio Jekupé farão encontros com alunos do ensino fundamental, no ciclo O Autor no Palco.

A programação da Feira do Livro de Porto Alegre pode ser conferida no site oficial do evento. Sestaques estão sendo publicados no Instagram e Facebook do evento.