Ouça no Meio-Dia: o líder miliciano preso em Gramado e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 25 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um corpo decapitado foi encontrado dentro de um carro em chamas no bairro Belém Velho, zona sul de Porto Alegre. A Brigada Militar encontrou o corpo carbonizado no começo da madrugada desta quinta-feira após os bombeiros, que foram acionados por um morador, conterem o fogo. A vítima ainda não foi identificada. A Polícia Civil vai investigar o caso. Uma das possibilidades a serem apuradas é a de o fato desta quinta-feira ter relação com o caso da cabeça humana encontrada ontem em um saco de lixo no bairro Santa Tereza. O local fica nas proximidades do lugar onde ocorreu o caso de hoje. Um indício da relação é que, conforme a Polícia Civil, o carro seria o mesmo utilizado para deixar a cabeça ontem. O veículo encontrado nesta quinta-feira era um Hyundai HB20 emplacado em Canoas, na Região Metropolitana. Não foram constatadas irregularidades nas placas do veículo. A Polícia Civil suspeita que o caso tenha relação com o conflito entre facções criminosas com atuação no tráfico de drogas.

A Polícia Federal prendeu na cidade de Gramado um líder miliciano cuja organização atua na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a PF, ele estava em um hotel de luxo do município da Serra gaúcha. A detenção faz parte da operação “Dinastia”. A ação tem como objetivo desarticular a organização criminosa. Os alvos são as lideranças da milícia. Além da prisão em Gramado, são cumpridos 23 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão, todos na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a PF, durante as investigações, foi possível constatar uma intensa articulação e planejamento minucioso de homicídios de inúmeros membros de uma milícia rival, entre outras vítimas. Os suspeitos são investigados por organização criminosa, tráfico de armas de fogo e munições, além de extorsão e corrupção.

Um homem de 54 anos foi preso em flagrante por maus-tratos contra animais em Barão de Cotegipe, na Região Norte do Rio Grande do Sul. A Brigada Militar e a Polícia Civil realizaram a detenção após receberem denúncias. Em ação conjunta, as autoridades foram até a propriedade do homem no interior do município. Lá encontraram mais de 80 cães sem abrigo adequado, sem alimentos e em péssimas condições de higiene. O homem, que não teve o nome divulgado, foi encaminhado para o Presídio de Erechim. Ele aguardará decisão do Judiciário.

Porto Alegre suspendeu temporariamente a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 3 e 4 anos. Segundo a prefeitura, o motivo é a falta do envio de novas doses de Coronavac pelo Ministério da Saúde ao Estado. Crianças que já receberam a primeira vacina e estão aptas a fazer a segunda aplicação têm as doses garantidas em oito unidades de saúde: Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Tristeza, Navegantes, Ramos, Morro Santana, São Carlos, 1º de Maio e Santa Marta. Elas ficam abertas das 8h às 21h. Cerca de 5 mil crianças estão aptas a receber a segunda dose na Capital. Já a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com a Pfizer pediátrica está mantida em 20 unidades de saúde e no Lindoia Shopping.

Uma massa de ar quente avança sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. A quinta começou com temperatura amena no Estado. Mas, ao longo do dia, o calor ganha força em território gaúcho. Em muitas cidades gaúchas a máxima chega a 30°C. Em Porto Alegre e Alvorada, o tempo fica firme, com máxima de 28°C. Embora o tempo firme predomine, uma área de instabilidade provoca o aumento de nebulosidade. Existe a possibilidade de pancadas isoladas de chuva na Região Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste. Em Bagé, o sol aparece entre nuvens e existe a chance de pancadas de chuva, com máxima de 26°C. Mas o calor não vem pra ficar. Antes do fim do inverno, no dia 22 de setembro, a previsão aponta para a passagem de três massas de ar polar com potencial para provocar queda de temperatura no território gaúcho. E a primeira delas está prevista já para este final de semana. Porém, segundo a Climatempo, não deve ser tão intensa. As demais frentes frias estão previstas já para o mês de setembro.