Ouça no Meio-Dia: a operação da PF contra empresários bolsonaristas e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 23 de agosto de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira mandados de busca e apreensão em endereços de oito empresários que compartilharam mensagens de cunho golpista na internet. As mensagens mostram os empresários bolsonaristas defendendo um golpe de Estado caso o ex-presidente Lula vença as eleições de outubro. A operação atende determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Moraes também determinou o bloqueio das contas bancárias dos empresários; o bloqueio das contas dos empresários nas redes sociais; a tomada de depoimentos; e a quebra de sigilo bancário. O Rio Grande do Sul está entre os locais alvos da ação. Os demais estados são São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará.

Um motociclista morreu em um acidente na manhã desta terça-feira, na BR-116, em Caxias do Sul, próximo do acesso à Rota do Sol. A vítima foi identificada como Thiago Fonseca, de 23 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ele conduzia uma Honda CG 150 quando bateu no meio fio após tentar desviar de um carro que havia freado a sua frente. A vítima morreu no local. De acordo com a PRF, Fonseca não tinha habilitação para dirigir motos. Ele possuía apenas a CNH categoria C, que permite dirigir automóveis e caminhões.

Dois serviços do Dmae afetam o abastecimento de água em Porto Alegre nesta terça-feira. As áreas atingidas ficam nas zonas leste e norte. Na zona leste, são nove bairros sem água. A previsão é retomar o abastecimento durante a tarde. O retorno da água pode demorar mais nas partes altas dos bairros atingidos. A interrupção no abastecimento nessa região é causada pelo desligamento, realizado pela CEEE-Equatorial, da linha de alta tensão da Estação de Bombeamento Cristiano Fischer. Esta medida foi necessária para retirar uma palmeira no local onde será construída a nova sala dos painéis de inversores da Estação. Já na zona norte, parte do bairro Higienópolis está sem abastecimento devido à substituição de um registro no passeio em frente à Estação de Tratamento de Água São João. A previsão é de que a água retorne durante a noite desta terça.

O Rio Grande do Sul registrou novos casos de varíola dos macacos. Segundo o novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, o Estado tem agora 61 casos confirmados da doença. Segundo a Secretaria, a doença já foi registrada em 21 municípios gaúchos. Porto Alegre tem o maior número de pessoas infectadas, com 24 casos confirmados.

O tempo firme volta a predominar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O dia começou com frio, mas depois, ao longo do dia, a temperatura fica amena. Em Porto Alegre, a máxima será de 23°C. Mas, segundo a previsão, o avanço de uma área de instabilidade vai provocar o aumento de nebulosidade em alguns pontos do Estado. Além disso, há possibilidade de pancadas isoladas de chuva na Fronteira Oeste. O tempo vai voltar a ficar instável em parte do Rio Grande do Sul durante a semana. Segundo a Climatempo, a chuva retorna ao Estado, mas de forma isolada. Na terça e na quarta-feira, haverá pancadas isoladas de chuva, principalmente na Fronteira Oeste e na Campanha. Depois, a nebulosidade vai se espalhar pelo Estado, aumentando a possibilidade de chuva isolada em outras regiões, como Região Sul e Região Central. Além de chuva, a área de instabilidade vai provocar umidade em vários pontos do Rio Grande do Sul.