Ouça no Meio-Dia: Detentos transferidos para a PASC e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 13 de abril de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Dez criminosos que são apontados como líderes de facções criminosas foram transferidos na manhã desta quarta-feira. Os presos estavam na Cadeia Pública de Porto Alegre, nome atual do Presídio Central. Eles foram levados para a PASC, a penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas. Os criminosos teriam ordenado atentados contra rivais. Vinte e cinco pessoas morreram desde o início do ano na disputa por pontos de tráfico de drogas. A operação desta quarta-feira é coordenada pelas secretarias da Segurança Pública e de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo. Participam a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Superintendência dos Serviços Penitenciários.

A manhã desta quarta-feira é de congestionamento na chegada ao Centro de Porto Alegre pelo Túnel da Conceição e pela avenida Castelo Branco. O motivo é uma obra do DMAE em uma adutora na avenida Mauá. A intervenção ocorreu na altura do estacionamento do POP Center, o Centro Popular de Compras. O conserto foi encerrado por volta das sete horas da manhã. Parte do Centro Histórico ficou sem água e a previsão de retomada é de forma gradual, podendo levar mais tempo nas áreas mais afastadas da rede. Equipes da EPTC orientam o trânsito no local. No meio da manhã de hoje, a empresa recomendava evitar o Túnel da Conceição no sentido bairro-centro. A alternativa é utilizar o acesso através das avenidas Loureiro da Silva e Presidente João Goulart e Siqueira Campos.

O governo do Rio Grande do Sul anunciou nesta terça-feira que, a partir de agora, considera a aplicação de três doses da vacina contra a covid-19 como esquema vacinal completo. Até então, pessoas com duas doses ou dose única recebidas eram admitidas como tendo o esquema completo. A partir de agora, isso é válido para pessoas com 18 anos ou mais que receberam a dose de reforço. Conforme a secretaria da Saúde, a mudança se justifica pelas últimas análises feitas pela pasta que apontam a expressiva redução das chances de óbito para quem tem a dose de reforço. Conforme o cálculo, um idoso com dose de reforço tem 17 vezes menos risco de óbito por coronavírus quando comparado ao indivíduo sem nenhuma dose. Na população de 40 a 59 anos, há 14 vezes menos chances de morte com a dose de reforço em relação aos não vacinados. Hoje, no Estado, 50% da população adulta é considerada com esquema completo, ou seja, com a dose de reforço recebida.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou, nesta quarta-feira, a Rússia de ter usado bombas de fósforo branco em um ataque no fim de semana em Mariupol, a cidade portuária do sudeste da Ucrânia. As bombas de fósforos brancos são proibidas pela Convenção de Armas Químicas, de 1997, da Organização das Nações Unidas. Segundo a Human Rights Watch, a arma química pode causar corrosão dos ossos, ardência interna e queimaduras em seres humanos. Zelensky fez a acusação durante discurso no parlamento da Estônia na manhã de hoje. Além da acusação, o presidente da Ucrânia afirmou que tropas russas utilizam táticas terroristas em civis ucranianos. Moscou nega o uso de armas químicas.

Uma massa de ar seco e frio avança sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (13). Existe a possibilidade de temporal em cidades próximas da divisa com Santa Catarina. Já nas Regiões Central, Metropolitana, Norte, Serra, além do Litoral Norte existe a chance de pancadas de chuva. Nas demais regiões, uma massa de ar seco e frio vai deixar o tempo firme e o frio vai ganhar força a partir da tarde. Amanhã, a massa de ar seco e frio avança sobre a maioria das regiões e o tempo firme predomina, com sol entre poucas nuvens. Apenas na faixa leste e no Nordeste ainda existe a chance de chuva. A tendência é que o tempo estável siga predominando na sexta-feira e as temperaturas diminuam ainda mais.