Ouça no Meio-Dia: Prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta terça-feira, 5 de abril de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O governador Ranolfo Vieira Júnior empossou na tarde desta segunda-feira, os 11 novos secretários estaduais de sua gestão. Eles substituem os nomes que deixaram o primeiro escalão do governo para a disputa das eleições de 2022. Antes da posse, o governo já havia anunciado o novo secretário da Segurança Pública, o coronel aposentado da Brigada Militar Vanius Cesar Santarosa. Também foi anunciado o secretário adjunto, o delegado de Polícia Civil Heraldo Chaves Guerreiro.

Um motociclista de 56 anos foi morto a tiros no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, na tarde desta segunda-feira. Segundo o 19º Batalhão de Polícia Militar, ele tentava evitar um assalto quando foi perseguido e, em seguida, assassinado pelos criminosos. O nome da vítima não foi divulgado. Conforme o relato da Brigada Militar, dois assaltantes, que estavam em um carro, abordaram uma mulher já no final da tarde. Ao perceber a movimentação, o motociclista acelerou o veículo, provavelmente para tentar assustar os criminosos. Porém, eles acabaram por perseguir o homem. Na sequência, a vítima foi baleada no tórax e acabou morrendo. Os suspeitos fugiram e a Polícia Civil busca agora identificá-los.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre, o Dmae, programou uma manutenção na Estação de Bombeamento de Água Tratada São Manoel para esta terça-feira. Aproveitando a mesma área de abrangência do desabastecimento, outros serviços serão realizados em conjunto em unidades do Dmae na Zona Leste. Em função deste serviço, 22 bairros e o Ceitec estão com o abastecimento interrompido. A região está sem água desde a meia-noite de hoje. A recuperação do abastecimento está prevista para a noite desta terça-feira, mas pode se estender durante toda a quarta-feira, com retorno mais demorado nas partes altas. As intervenções foram concentradas em uma mesma data para evitar sucessivas interrupções no abastecimento às comunidades da região.

A Receita Federal prorrogou para o próximo dia 31 de maio o prazo final para a entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. O prazo anterior era 29 de abril. A nova data foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira. Até o fim de março, a Receita Federal contabilizou quase 6 milhões de declarações entregues. A expectativa é de que 34,1 milhões sejam enviadas até o final deste novo prazo. O Imposto de Renda tem como base os rendimentos obtidos no ano de 2021. De acordo com as regras, são obrigados a apresentar a Declaração de Ajuste Anual os cidadãos que tiveram, no ano passado, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70.

A área de instabilidade presente em território gaúcho deixa o tempo nublado nesta terça-feira. Existe a previsão de pancadas de chuva em cidades localizadas na Serra, na Região Noroeste e na Região Norte. Além da chuva, não há previsão de temperaturas muito altas. Máximas de 26°C em Porto Alegre, Gravataí e São Leopoldo; 25°C em Caxias do Sul e Gramado; 27°C em Lajeado; e 28°C em Uruguaiana. A partir de amanhã, uma nova área de instabilidade vai avançar sobre o Rio Grande do Sul. Com isso, volta o risco de chuva volumosa e de temporal no Estado, principalmente nas cidades localizadas nas Regiões Noroeste e Norte.