Ouça no Meio-Dia: Segundo dia do Feirão de Empregos da Capital e outras notícias

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 16 de março de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O Governo gaúcho removeu a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais em ambientes abertos. Antes disso, várias cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre, já haviam adotado a medida. Conforme o Governo, um decreto com a normatização da medida ainda vai ser publicado no Diário Oficial do Estado. A desobrigação da máscara em espaços abertos segue uma nota técnica do Comitê Científico e do Centro de Operações e Emergência em Saúde. Ambos os órgãos avaliam que é possível a redução das restrições. As pessoas podem ficar sem máscara desde que haja possibilidade de distanciamento, com base nos indicadores epidemiológicos atuais de redução de internações e a progressão da vacinação no Estado. Os técnicos ressaltam, no entanto, que o quadro epidemiológico da Covid-19 continua demandando esforços para evitar contágio. Por isso, segue recomendado fortemente o uso de máscara, mesmo em locais abertos, para pessoas com comorbidades ou que estejam apresentando sintomas gripais. A máscara também é recomendada para ambientes abertos durante situações de risco aumentado, como em locais sem distanciamento ou em longos períodos de exposição, como shows e estádios de futebol. Em ambientes fechados, a máscara continua de uso obrigatório.

O segundo dia do Feirão de Empregos do Sine Municipal ocorre desde às 8h30 de hoje em Porto Alegre. Foram entregues fichas para entrevistas e encaminhamentos às mais de 20 empresas participantes. A ação segue até quinta-feira, na avenida Sepúlveda, das 8h30 às 17h. Também estão programadas palestras sobre mercado de trabalho, confecção de currículo e empreendedorismo social. Ontem, cerca de mil pessoas estiveram no Sine, no primeiro dia do feirão para concorrer às 1,3 mil vagas de trabalho. A prefeitura distribuiu 869 fichas de atendimento, chegando ao último candidato da fila. Depois, o atendimento foi encerrado com o objetivo de bem atender a todos.

Uma pessoa morreu e outras seis ficaram feridas em um ataque a tiros em frente a um bar. O crime ocorreu no bairro Santa Tereza, na zona sul da Capital. Conforme a polícia, os criminosos estavam em dois carros. Eles desceram do veículo e abriram fogo contra quem estava no bar. Um homem, identificado como Erik Augusto da Silva Pereira, 18 anos, morreu durante atendimento médico. Outras seis pessoas ficaram feridas. A polícia suspeita que o crime tenha sido motivado pelo tráfico de drogas.

A Mega-Sena sorteia, nesta quarta-feira, o quinto maior prêmio regular da história, desconsiderando as edições da Mega da Virada. O prêmio acumulado é de 165 milhões de reais. As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Uma área de instabilidade segue atuando sobre o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Há previsão de pancadas de chuva e garoa fina na Região Central, na Região Metropolitana, no Litoral Norte e na Serra. Nas outras áreas, o tempo fica firme. Na Fronteira Oeste e Região Noroeste, o calor ganha força nesta quarta. Em Uruguaiana e Alegrete, o tempo fica firme e a máxima chega a 32°C. Na quinta-feira, o tempo firme ganha força sobre a maioria das regiões, porém há chance para chuvas rápidas em áreas do Norte e da faixa Leste, devido aos ventos úmidos do oceano. A tendência é que, na sexta-feira, as chuvas e os temporais retornem, em função da passagem de uma frente fria.