Ouça no Meio-Dia: o fim de semana será de vestibular na UFRGS e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Compartilhe:

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Nenhum balneário ou praia do Rio Grande do Sul está impróprio para banho, segundo a Fundação Estadual de Proteção Ambiental, a FEPAM. Conforme a entidade, isso não ocorria há pelo menos três anos no Rio Grande do Sul. Os dados estão no nono boletim do projeto Balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira. O programa é realizado desde a temporada de verão 1979/1980. Dos 90 pontos monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Corsan, a Companhia Riograndense de Saneamento. Em Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas, SANEP, realiza a coleta e a análise em oito pontos.

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um casal flagrado transportando quase mil filhotes de tartaruga na BR-116, em Pelotas. O fato ocorreu nesta quinta-feira. De acordo com a PRF, o homem e uma mulher de 28 anos estavam indo em direção a Porto Alegre quando foram abordados para realização de revista. Os animais estavam escondidos embaixo de roupas que estavam no porta-malas. Questionados pela Polícia, o casal disse ter comprado os animais próximo da fronteira com o Uruguai e que o objetivo era vendê-los em Florianópolis. Os dois foram presos por crime ambiental e levados para uma delegacia em Pelotas. Os animais são da espécie tigre d’água e foram levados ao Ibama para receberem tratamento. A intenção é devolvê-los à natureza.

Uma quadrilha invadiu uma subestação de energia elétrica na madrugada desta sexta-feira, em Porto Alegre. O crime ocorreu na unidade Porto Alegre 4, que pertence à MEZ Energia, que adquiriu a CEEE Gestão e Transmissão em 2020. Vigilantes e funcionários foram rendidos e amarrados pelos ladrões, que vestiam roupas similares às da empresa que presta serviço de segurança no local. Armas, coletes balísticos e mais de duas toneladas e meia de fios de cobre foram levados pelos criminosos. Os ladrões teriam fugido do local usando um caminhão da empresa atacada. Nenhum dos reféns ficou ferido. A Polícia Civil investiga o caso. O crime ocorreu em frente de dois batalhões de polícia militar, ambos localizados na avenida Praia de Belas.

O fim de semana terá as provas do Vestibular da UFRGS de 2022. O exame será realizado em formato presencial em Porto Alegre e em outras seis cidades do estado. Ao todo, cerca de 15 mil candidatos concorrem a 3.980 vagas na Universidade Federal. Este contingente representa 70% das vagas oferecidas para este ano. O restante vai ser preenchido via Sistema de Seleção Unificada, o SISU. Do total de inscritos, 9 mil se inscreveram para vagas de acesso universal. As demais buscam ingressar por ações afirmativas. Para as ações afirmativas, há reserva de metade das vagas para egressos da rede pública em cotas de renda familiar, cor ou deficiência. Com as provas em modelo presencial, será exigido o respeito de protocolos contra a Covid-19, como uso de máscara. As provas ocorrem no sábado e no domingo a partir das 15h. Os candidatos terão 5h30 para fazer as provas em cada dia.

O calor ganha força nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Segundo a previsão, o dia fica bastante abafado em várias áreas do Estado, principalmente na Fronteira Oeste e nas Regiões Central e Noroeste. Deve chover em forma de pancadas isoladas de chuva nas Regiões Sul, Norte e Metropolitana, além da Serra e do Litoral Norte. Nas outras regiões o tempo continua firme. Amanhã, o tempo fica instável no Estado, com chuva e temporais isolados que avançam pelo Sul e se espalham para as áreas do Leste gaúcho. Mas antes da chegada da chuva, as temperaturas se elevam. No domingo, a área de baixa pressão se aprofunda e segue favorecendo as chuvas sobre o estado.


Compartilhe: