Tempo: próxima semana será marcada por calor intenso no Rio Grande do Sul

Boletim meteorológico indica pancadas de chuva, mas com volume muito aquém do necessário para amenizar a situação grave de estiagem.

A semana entre 30 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022 apresentou chuva expressiva e muito calor na maior parte do Rio Grande do Sul. Entre a quinta-feira (30/12) e o domingo (2/1), o predomínio de uma massa de ar quente e úmido manteve as temperaturas elevadas, com valores acima de 40°C e pancadas de chuva, típicas de verão em algumas regiões, o que trouxe transtornos e prejuízos para cidades do Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e para a região metropolitana.

Na segunda (3) e terça-feira (4), a presença de um cavado (área de baixa pressão alongada) manteve uma grande variação de nuvens, com calor e pancadas de chuva na maior parte do Estado. Na quarta-feira (05), a propagação de uma frente fria provocou chuva em todas as regiões. Os volumes acumulados oscilaram entre 15 e 35 mm na maioria das localidades do Estado. Nas Missões, Planalto e Alto Uruguai os totais oscilaram entre 40 e 60 mm, e superaram 70 mm em alguns municípios.

Os valores mais expressivos registrados na rede de estações INMET/SEAPDR foram registrados em Erechim e Quaraí (42 mm), São Luiz Gonzaga (52 mm), Alegrete (58 mm), Ibirubá (67 mm), Getúlio Vargas (70 mm), Bossoroca (73 mm) e São Francisco de Paula (77 mm). A temperatura mínima ocorreu no dia 01/01/22 em São José dos Ausentes (12,8°C) e a máxima foi registrada em Campo Bom (41,1°C) no dia 02/01/22.

Para os próximos dias, o Rio Grande do Sul terá a volta das chuvas, mas não há previsão de volumes expressivos. Nesta sexta-feira (7), o tempo seco vai predominar em todas as regiões, com temperaturas mais amenas no período noturno e valores elevados durante o dia.

No sábado (8) e domingo (9), o tempo firme seguirá predominando, com elevação das temperaturas em todas as regiões, porém a combinação de calor e umidade poderá provocar pancadas isoladas de chuva e trovoadas, típicas de verão, principalmente na Metade Norte. Há possibilidade de temporais isolados na região Noroeste e Norte, conforme a Sala de Situação.

Entre a segunda (10) e quarta-feira (11), a presença do ar quente e úmido manterá o forte calor, com temperaturas em torno de 40°C e possibilidade de pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões gaúchas. Os totais previstos deverão ser inferiores a 10 mm na maioria das localidades do RS e poderão alcançar 20 mm no Alto Uruguai, Planalto, Serra do Nordeste e Campos de Cima da Serra, o que não ajuda em nada diante do quadro de estiagem que o Estado passa.