Ouça no Meio-Dia: como serão os pagamentos do Auxílio Brasil e mais notícias desta quarta

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O dia é de grandes filas em agências da Caixa Econômica Federal para receber o primeiro pagamento do Auxílio Brasil, programa criado pelo governo federal para substituir o Bolsa Família. As filas foram volumosas também porque hoje estava disponível a última parcela do Auxílio Emergencial para nascidos em outubro e que estão fora do Bolsa Família. Hoje, o Auxílio Brasil é pago a beneficiários que já recebiam o Bolsa Família e tem o Número de Inscrição Social, o NIS, final 1. Este primeiro pagamento segue pela ordem do número final do NIS até o dia 30 de novembro, quando recebem os beneficiários de NIS com final 0. Assim como no Bolsa Família e no auxílio emergencial, o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal. A intenção é que o programa chegue a 17 milhões de famílias nos próximos meses.

O deslocamento de uma nova frente fria deixa o tempo instável em quase todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. A chegada das instabilidades fez o Instituto Nacional de Meteorologia emitir alerta para temporais no Estado. Além da chuva forte, há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100km/h durante a tarde principalmente para as regiões Noroeste e Norte. Nas demais áreas, o tempo segue instável pelo menos até a tarde. Depois, o tempo firme, com sol entre nuvens, inicia seu retorno a partir do oeste e da campanha, e as temperaturas entram em declínio. O frio será a tendência do restante da semana. Ele é reflexo do fenômeno La Niña, que favorece a chegada tardia de ar frio no Centro e no Sul da América do Sul.

Foi encontrado, na tarde de ontem, o maratonista Carlos Freitas, de 65 anos. Ele estava desaparecido desde o domingo, quando saiu do percurso de uma ultramaratona que era realizada entre Chuí e a Praia do Cassino. Freitas foi localizado por dois motociclistas voluntários próximo de uma floresta de pinus não muito distante do Farol de Sarita. Ele estava debilitado e se alimentou com alimentos que levava para a realização da maratona. Após o resgate, ele foi encaminhado para atendimento médico. A expectativa é que ele tenha alta médica ainda nesta quarta-feira.

A Polícia Civil prendeu um ex-policial militar suspeito de abusar da própria neta. A prisão ocorreu em São Leopoldo, Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a investigação, a vítima, uma menina de 14 anos, já havia sido abusada pelo padrasto. A polícia relata que o avô, preso hoje, foi o autor da denúncia de abuso contra o padrasto. Ele teria se aproveitado da situação para atrair os netos para sua residência para então começar a praticar os crimes. A polícia soube dos abusos depois que as vítimas relataram para a mãe o que acontecia na casa do avô. A polícia então determinou uma medida protetiva onde o suspeito não poderia se aproximar das crianças. Antes da prisão, mesmo assim, o homem ainda ligou para um dos netos para tentar forjar provas que o inocentassem.

A Polícia Federal apreendeu, na noite desta terça-feira, quase 3 toneladas de cocaína e 375 quilos de lidocaína e cafeína, substâncias utilizadas no refino da droga. A apreensão é a maior registrada pela Polícia Federal no Rio Grande do Sul. Cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico internacional de drogas. A droga estava depositada em uma residência na rua Barão de Santa Tecla, no centro de Pelotas. O local funcionava como um depósito. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. Um inquérito policial foi aberto para investigar a origem da droga e quem financiava o tráfico do entorpecente.