Polícia Federal apreende 2,7 toneladas de cocaína, na maior apreensão da droga no Rio Grande do Sul

A cocaína estava depositada em uma casa no Centro de Pelotas. Cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico internacional de drogas.

A Polícia Federal realizou, na noite de terça-feira (16) a maior apreensão de cocaína da história da corporação no Rio Grande do Sul. Mais de 2,7 toneladas (2.700 quilos) da droga foram apreendidas. O entorpecente estava depositado em uma casa no Centro de Pelotas, na região Sul do Estado. Cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico internacional de drogas.

A cocaína apreendida era pura, ou seja, mais forte e que poderia ser “diluída” para fazer mais dinheiro aos traficantes. Além do entorpecente, foram apreendidos 250 kg de cafeína e 125 kg de lidocaína, que são usados no refino da droga. A estimativa é que o carregamento poderia render, pelo menos, R$ 650 milhões aos criminosos.

Parte da cocaína já estava em tabletes e a polícia encontrou mais de 50 malas, o que indica que estava pronta para ser vendida e transportada. Também haviam vários sacos de plástico cheios com a droga.

Conforme a PF, a casa onde ocorreu a operação entrou na mira da Polícia Federal há cerca de um mês. A residência fica localizada na rua Barão de Santa Tecla, no Centro. Os agentes identificaram que não tinha movimentação de crianças e que a casa não tinha móveis. Havia apenas a entrada e a saída de pessoas, o que indicava uma destinação, supostamente, ilícita.

Na noite de ontem, 20 agentes da polícia entraram no local, que funcionava como um depósito de drogas. Cinco pessoas que estavam no imóvel foram presas em flagrante delito. Elas foram encaminhadas à sede da Polícia Federal em Pelotas, onde foram autuadas por tráfico internacional de drogas.

Contêiner cheio de drogas foi apreendido em Rio Grande

Em junho deste ano, a Polícia Federal encontrou 1 tonelada de cocaína dentro de um contêiner que estava no Porto do Rio Grande. A droga seria embarcada para a Europa. Ao todo, foram encontrados 1.113 quilos de cocaína, que estavam em pequenos pacotes.

Viatura da PF é carregada com malas com cocaína apreendida em Pelotas.
Viatura da PF é carregada com malas com cocaína apreendida em Pelotas. Foto: Polícia Federal / Divulgação