Tempestades do RS

Temporais destelham casas, derrubam árvores e provocam alagamentos no RS

Um dos locais atingidos pelos temporais foi um hospital em São Vicente do Sul, na região Central.

Compartilhe:
Crédito: Hospital São Vicente Ferrer / Prefeitura de São Vicente do Sul

Tempestades com chuvas intensas, raios, vento forte e granizo atingiram várias cidades do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16). Há um número ainda incerto de imóveis danificados por causa do tempo instável. Um dos locais atingidos foi um hospital na região Central (leia mais abaixo).

Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, a tempestade ocorreu por volta das 14 da tarde, com chuva intensa. Houve registro de vários pontos de alagamento na cidade, como na avenida João Goulart. Carros tiveram problemas mecânicos e enguiçaram. O vento forte que atingiu a região causou a queda de postes e galhos na BR-293, entre Dom Pedrito e o trevo da Faxina, em Santana do Livramento.

Na vizinha Dom Pedrito, na região da Campanha, as instabilidades vieram acompanhadas de granizo na área rural do município. No algomerado urbano, foram registrados pontos de alagamento em vias como 21 de Abril e Borges de Medeiros.

Em Santra Maria, na região Central, a chuva chegou um pouco mais tarde. A cidade registra pontos com queda de energia elétrica, além de queda de árvores. A temperatura máxima chegou aos 36°C na cidade antes do temporal.

No município de São Vicente do Sul, na região Central, o Hospital São Vicente Ferrer sofreu grandes danos. O telhado da ala sul e do setor de raio X unidade de saúde foi danificado. Não há estimativa de residências ou outros imóveis atingidos na cidade até o momento.

Por meio de uma rede social, a prefeitura pediu que os moradores busquem atendimento apenas em caso de urgência e emergência. “Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, informam a comunidade que os atendimentos médicos estarão sendo realizados no Posto de Saúde Central. Pedimos a colaboração para que compareçam em caso de extrema necessidade (URGÊNCIA e EMERGÊNCIA)”, diz o texto.

Na Capital gaúcha, são observados muitos raios, mas ainda não choveu. A temperatura em Porto Alegre chegou aos 36,5°C às 14h na estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) localizada no bairro Jardim Botânico. No entanto, a sensação térmica foi bem maior por causa do tempo nublado.

Segue alerta para temporais no RS

A Defesa Civil estadual emitiu, na tarde desta terça-feira (16), uma série de alertas para temporais e também para cheias no RS. Os avisos já estão em vigência e variam conforme a região.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: