Tempo no RS

Rio Grande do Sul tem alerta de tempestade neste domingo

Território pode ter tempestades isoladas com raios, chuva intensa, ventania e granizo neste domingo.

Compartilhe:

O INMET (Instituo Nacional de Meteorologia) emitiu um dois alertas de tempestade válidos para o território do Rio Grande do Sul. As advertências deste domingo (14) apontam para o risco de novos temporais no Estado, com queda de raios, chuva forte, ventania e, pontualmente, a ocorrência de queda de granizo.

Um alerta laranja foi expedido para a maior parte do RS está na área de risco. As precipitações podem variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e serem acompanhadas de rajadas de vento intensas, entre 60 a 100 km/h. Ainda há risco de queda de granizo, de corte de energia elétrica, de estragos em plantações, da queda de árvores e de alagamentos.

O risco de fenômeno meteorológico tem validade ao longo deste domingo (14) e a manhã de segunda-feira (15). Estão na área de risco cidades da Fronteira Oeste, região Central, região da Campanha, região Sul, Costa Doce, Vale do Sinos, Vale do Rio Pardo, Vale do Caí, Vale do Paranhana, Vale do Taquari, região metropolitana e parte do Litoral Norte.

As regiões Noroeste, Norte, Serra gaúcha e parte do Litoral Norte têm chance menor de temporais. Para essas localidades, foi expedido uma advertência amarela. São esperados temporais pontuais, com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo.

É baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. No entanto, medidas de preucação devem ser tomadas em caso de tempo instável.

Crédito: Agora no Tempo /Agora RS

O que diz a previsão do tempo para o Rio Grande do Sul

Conforme a previsão do tempo, um fluxo de umidade traz ar quente e úmido da Amazônia. As temperaturas máximas variam entre 30 e 36°C no Estado.

Em contraste, uma região de baixa pressão avança da Argentina e Uruguai, favorecendo a formação de nuvens carregadas. O tempo instável deve provocar temporais isolados.

Quer receber notícias no WhatsApp?
Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Compartilhe:
error: