FIM DA MÁ FASE?

Inter faz jogo de superação e derrota o Bahia no Beira-Rio

Após uma atuação ruim na primeira etapa, Inter venceu suas limitações técnicas e físicas e conseguiu a vitória

O Inter venceu por 2 a 0 o Bahia, no Beira-Rio, na tarde deste domingo (28), pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi um jogo de superação do Colorado que, mais uma vez, apresentou problemas em sua atuação. De qualquer modo, a torcida que compareceu empurrou o time e espantou o pessimismo reinante, pelo menos nos 90 minutos em que se deu o confronto.

A paciência da torcida foi budista, porque os primeiros 45 minutos dos comandados de Mano Menezes foi mais uma vez de nível baixo. A equipe tocava lentamente a bola e não chegava na área adversária. Quem assustou foi o Bahia, em mais de uma oportunidade.

Aos 14, Biel se aproximou da área e chutou na trave. Aos 18, Chávez cruzou e Everaldo cabeceou. O goleiro John, nome do jogo, buscou no cantinho. Do lado Colorado, nada funcionava, Alemão desperdiçava ataques, e outros nomes, como Thauan Lara, De Pena, Alan Patrick e Pedro Henrique rendiam muito pouco.

Segundo tempo

Foto: Twitter do SC Internacional/Divulgação

Mano fez substituições no intervalo. Colocou Renê e Wanderson nos lugares de Thauan Lara e Alemão. A equipe respondeu e abriu o placar logo no início da etapa final. Aos 3, Wanderson cruzou da esquerda, Pedro Henrique escorou para trás de cabeça, e a bola chegou para Johnny entrar chutando e marcar para o Inter.

Depois, no entanto, a partida virou quase um martírio para os colorados. O Inter cansou, ao mesmo tempo em que não tinha soluções coletivas para dar conta desse problema. O time de Mano Menezes recuou bastante e tinha imensa dificuldade de reter a bola, que era seguidamente afastada para longe, inclusive nos tiros de meta.

Quem apareceu, novamente, foi John. Aos 30, Ademir trouxe para o meio e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área até John desviar com o braço e impedir a chegada de Biel, que aparecia para fazer o gol.

Aos 35, o momento de uma certa sorte do Colorado. Após a cobrança de escanteio, Rezende cabeceou, John defendeu, mas a bola chegou para Thaciano, que tinha tudo para fazer o gol. No entanto, após o atleta do Bahia finalizar a bola chegou perto de entrar, mas John chegou para defender e salvar o Inter.

Foto: Twitter do SC Internacional/Divulgação

O jogo seguiria nessa levada até os acréscimos. A torcida estava apreensiva nas arquibancadas. Até que, aos 53, em um contra-ataque, Johnny chutou de fora da área, a bola desviou na defesa e chegou para Wanderson, dentro da área, finalizar com força para o gol. Vitória garantida.

Coletiva

Em sua fala, Mano Menezes reconheceu o problema físico da equipe e destacou o maior tempo de descanso do adversario. Mas, assim como na partida contra o Metropolitanos, o treinador disse que no curto prazo o time dará a resposta.

Na análise do confronto, Mano viu um jogo de dois tempos distintos. Sobre o segundo tempo, ele viu a equipe com dificuldade na saída de traz e mencionou o problema, presente também em outras partidas, de manter a compactação. Mas concluiu que o time está no caminho, até já projetando o confronto pela Copa do Brasil.

Em relação a outros temas, Mano comentou a contratação do ex-jogador colorado Magrão para o cargo de Gerente Esportivo. Para ele, é “Importante resgatar referências de simbolismo de momentos vencedores; atletas referências para os jogadores e torcedores, com trajetórias vencedoras”, disse.

Sobre a atuação do goleiro John, o treinador disse ter sido uma decisão dificil, em que não de pode errar, sob risco de as coisas não acontecerem. A escolha foi feita no tempo que a comissão técnica achou que era importante. Mano ressaltou que a bola estava entrando com muita facilidade nos jogos com Keiller e que, em última instância, esse tipo de decisão é tomada, sempre com uma conversa limpa.

Situação e próximo jogo

Com o resultado, o Inter se afasta do Z-4. A equipe vai a 10 pontos na competição e acabará o domingo próxima do meio da tabela.

Agora, o foco se volta para a Copa do Brasil. O Inter terá de reverter o revés de 2 a 0 sofrido diante do América-MG. O duelo da volta ocorre na quarta-feira (31), no Beira-Rio, às 21h30.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Inter enfrenta o Santos na Vila Belmiro. A partida será realizada no sábado (3), às 21h.

Escalações

Inter

John; Rômulo (Igor Gomes), Moledo, Nico Hernández, Thauan Lara (Renê); Campanharo, Johnny; Pedro Henrique (Luiz Adriano depois Lucca), Alan Patrick, De Pena; Alemão (Wanderson) – Técnico: Mano Menezes

Bahia

Marcos Felipe; Kanu, David Duarte (Ademir), Vitor Hugo; Jacará, Thaciano, Rezende, Chávez (Ryan); Cauly, Biel; Everaldo (Vinicius Mingotti) – Técnico: Renato Paiva

Cartões amarelos

Inter

Campanharo

Bahia

Everaldo e Ryan

Arbitragem

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Auxiliar: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ)
Auxiliar: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ)
VAR: Daiane Muniz (FIFA-SP)