Alerta amarelo

RS pode ter temporais isolados nesta terça; confira alerta do Inmet

Os temporais estão associados a uma frente fria, que deve trazer o retorno das chuvas para o RS.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um aviso de tempestade válido para parte do território gaúcho. Os temporais estão associados a uma frente fria, que deve trazer o retorno das chuvas para o RS.

A advertência é de caráter preventivo. A população deve ficar atenta aos avisos e tomar medidas para reduzir riscos. Uma das principais é, em caso de temporal, evitar deslocamentos até a passagem da tempestade.

A advertência aponta que há risco de temporais isolados nas regiões Noroeste, Norte, da Serra gaúcha, região metropolitana, Litoral Norte, além dos Vales do Sinos, do Paranhana, do Caí, do Taquari e do Rio Pardo.

De acordo com o Inmet, há possibilidade de pancadas fortes e pontuais de chuva capazes de causar alagamentos. Os ventos podem atingir os 60 quilômetros por hora e não se descarta a possibilidade de queda de granizo de maneira isolada.

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ficar próximos de muros, pois estes podem ceder por causa do vento forte ou pela queda de árvores, galhos ou postes.

Crédito: Agora no Tempo /Agora RS

O que diz a previsão

A nebulosidade volta a predominar no Rio Grande do Sul nesta terça. Com o calor e o aumento da umidade, segundo a Sema RS, as instabilidades atuam com forte intensidade sobre a metade Oeste do estado na madrugada desta terça.

Segundo a previsão, as áreas de instabilidade chegam a partir da tarde na Região Metropolitana e Litoral Norte.