Robotchê

Alunos de Bagé conquistam prêmio em desafio da Nasa

A equipe é formada por alunos Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, em Bagé.

Foto: Divulgação/Seduc

Alunos de Bagé da rede estadual conquistaram um prêmio importante após um desafio da Nasa (Agência Espacial Americana).

A equipe é formada por alunos Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, localizada na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. A disputa ocorreu durante o fim de semana em Huntsville, Alabama, nos Estados Unidos.

Os estudantes Sofia Quadros, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz e Isabélli Marques conquistaram o terceiro lugar no desafio Human Exploration Rover Challenge, categoria ensino médio. A equipe foi a única representante brasileira na competição, que reuniu estudantes de diversos países do mundo.

Ao todo, foram 61 equipes divididas em duas categorias, alunos de ensino médio e universitários, disputando qual seria o rover (tipo veículo para exploração espacial) mais eficiente na superação de obstáculos que simulavam os terrenos de Marte e da Lua.

Os requisitos de peso e tempo do desafio favoreceram o veículo brasileiro que, por ser compacto, mostrou alto desempenho e eficiência.

Robotchê

O rover criado pelos estudantes gaúchos se destacou entre os demais pela autenticidade, design e produção. Pintado com as cores do Brasil, o Robotchê passou por um percurso de aproximadamente meia milha, que incluía um campo simulado de detritos de asteroides, pedregulhos, sulcos de erosão, fendas e um antigo leito de rio.

Foram  sete meses de trabalho e dedicação, abdicando até mesmo das férias. Em outubro de 2022, quando souberam que tinham sido selecionados, iniciaram a jornada para a construção do carrinho movido a pedaladas, a busca por passaportes, vistos, e recursos para a viagem.

Com o apoio do governo do Rio Grande do Sul, eles puderam participar do evento.