Robotchê

Alunos de Bagé viajam aos Estados Unidos para participar de evento da Nasa

Os estudantes de Bagé são os únicos brasileiros participantes da competição, que conta com mais de 60 equipes de 30 países.

A secretária Raquel Teixeira foi ao aeroporto se despedir dos alunos antes da partida para os Estados Unidos. Foto: Gustavo Mansur/Secom

Um grupo de quatro alunos de Bagé viajou até os Estados Unidos, para participar de um evento da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana).

Os alunos Isabélli Marques, Sofia Cuadros, Bernardo Freitas e Carlos Eduardo Munhoz, da Escola Estadual Frei Plácido, do município da região da Campanha, embarcaram rumo à cidade americana de Huntsville.

Eles desenvolveram um projeto de inovação que foi selecionado pela Nasa e competirão no desafio Nasa Human Exploration Rover Challenge, que incentiva estudantes de todo o mundo a projetar, construir e testar tecnologias de exploração espacial.

Os estudantes do município gaúcho são os únicos brasileiros participantes da competição, que conta com mais de 60 equipes de 30 países.

Eles desenvolveram um protótipo de veículo movido a pedaladas e projetado para atravessar a superfície simulada de Marte e da Lua. O circuito pelo qual o protótipo passará na disputa inclui dez obstáculos ao longo do caminho, além de missões como a coleta de água. O veículo foi chamado de Robotchê, nome escolhido por uma votação nas redes sociais.

Despesas 

O governo do Rio Grande do Sul afirmou que custeará todas as despesas da viagem, incluindo hospedagem, passagens aéreas, alimentação e o transporte do protótipo rover (veículo robótico utilizado na exploração espacial).

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, esteve no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, onde os alunos embarcaram. Ela conversou com os jovens e os parabenizou pela conquista.

“O governo do Estado acredita no potencial da juventude. A escola é um espaço de desenvolvimento e experiência, e por isso o governo está financiando a viagem desses alunos que conseguiram a façanha de disputar uma premiação da Nasa. Foi a única escola do Brasil classificada e o governo estadual reconhece, valoriza e apoia essa conquista”, disse.

Para Raquel, a conquista dos alunos de Bagé é uma demonstração das perspectivas que a educação pode oferecer.

“A educação é transformadora. A mente de uma pessoa é do tamanho dos conhecimentos que ela tem. Quanto mais expande os conhecimentos, mais ela entende o mundo e é capaz de analisar cenários”, observou.

Os jovens competidores cursam o segundo ano de Mecânica do ensino técnico e viajarão acompanhados da diretora da escola, Sônia Machado Trindade.