Nesta terça-feira

Parte do Rio Grande do Sul recebe alerta de tempestade do INMET

Nesta terça-feira (14), estão previstas pancadas de chuva ao longo do dia por causa do calor e da umidade.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira (14), estão previstas pancadas de chuva ao longo do dia por causa do calor e da umidade.

De acordo com o aviso, há possibilidade de temporais isolados na Fronteira Oeste, na região Noroeste, região Norte, Serra gaúcha, Litoral Norte, região metropolitana, Vale do Sinos, Vale do Paranhana, Vale do Caí, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e região Central.

“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”, destaca o alerta.

Apenas parte da região Sul e da Costa Doce do RS não têm previsão de pancadas isoladas de chuva ou temporais.

Mapa do Rio Grande do Sul com áreas em alerta para temporal nesta terça-feira.
Mapa do Rio Grande do Sul com áreas em alerta para temporal nesta terça-feira. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

Recomendações em caso de temporal

Em caso de temporal, as pessoas devem evitar deslocamentos até a passagem da tempestade. Em caso de rajadas de vento, deve se evitar busca de abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Também não é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. É prudente evitar abrigo próximos de muros, pois estes podem ceder por causa do vento forte ou pela queda de árvores, galhos ou postes. Em caso de raios, não busque abrigo debaixo de árvores. Lojas, entradas de prédios e até mesmo o carro são mais seguros para buscar abrigo.