Região Central

Réu é condenado a 31 anos de prisão por morte de jovem em Santa Maria

O crime ocorreu na madrugada de 15 de setembro de 2022 após a "festa da calourada". Vítima foi alvo de tiros e golpes de facão durante assalto.

Um homem foi condenado a 31 anos e 6 meses de prisão pelo latrocínio de Leonardo da Silva de Almeida, 22 anos, em Santa Maria, na região Central do Estado. O crime ocorreu na madrugada de 15 de setembro de 2022 quando a vítima e o irmão dele, de 18 anos, voltavam caminhando da “festa da calourada” e foram atacados por um grupo de sete pessoas, a maior parte menores de idade.

Leonardo foi ferido com dois tiros, um nas costas e outro em uma das mãos, e por um golpe de facão na nuca. Ele chegou a ser socorrido por bombeiros e levado ao Pronto Atendimento do bairro Patronato, mas chegou ao local já sem vida.

Outro réu foi excluído do processo. Ele passará por avaliação psiquiátrica para avaliar se ele pode ser processado e julgado. Outros cinco adolescentes foram apreendidos, mas estão em liberdade.

Como foi o crime

A vítima e o irmão dele caminhavam pela rua Coronel Niederauer, após a festa da calourada na Praça Saldanha Marinho, na madrugada de 15 de setembro de 2022. Em frente ao Corpo de Bombeiros, ele e o irmão foram abordados. Um dos integrantes do grupo anunciou um assalto, pedindo que os dois entregassem os celulares e os demais pertences.

Almeida e o irmão atenderam às exigências. Mas, mesmo assim, o jovem acabou atingido. Os dois tiros foram disparados por um dos investigados. O golpe de facão foi dado por outro indivíduo. Depois, mesmo já estando no chão, a vítima sofreu dois golpes no pescoço de outro criminoso. O irmão da vítima conseguiu fugir.