Tempestade

Inmet emite novo aviso de temporal para o RS nesta quinta-feira

De acordo com o Inmet, há condições para temporais a partir da tarde em todas as regiões do Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul recebeu, nesta quinta-feira (16) um novo aviso de temporal. A advertência é válida para todo o território gaúcho, entre as 14h da tarde até as 10h da manhã de sexta-feira (17).

A previsão do tempo indica que, no decorrer do dia, instabilidades devem atingir a Região Sul do Brasil. Há condições para temporais a partir da tarde, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Conforme o órgão, há possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, aponta o alerta.

Importante lembrar: as advertências meteorológicas são de caráter preventivo, visanado alertar os moradores e preparar órgãos públicos para pronta resposta. A população deve ficar atenta aos avisos e tomar medidas para reduzir riscos. Uma das principais é, em caso de temporal, evitar deslocamentos até a passagem da tempestade.

Em caso de rajadas de vento, evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. Outra dica importante é não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também evitar ficar próximo de muros, pois estes podem ceder por causa do vento forte ou pela queda de árvores, galhos ou postes.

O que diz a previsão do tempo

Uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16). Entre o final da manhã e a tarde, as instabilidades avançam pelas áreas de fronteira com o Uruguai, se espalhando para as demais regiões até o período da noite.

Antes das chuvas, as temperaturas se elevam, trazendo risco de temporais isolados em praticamente todas as regiões, especialmentena metade Oeste. Os maiores volumes de chuva devem ficar concentrados na faixa Norte e pontos da região Sul do Estado.