Notícia

Inmet emite alerta para risco de temporal no RS

O alerta amarelo de tempestade aponta possibilidade possibilidade chuva forte, raios, vento e até queda de granizo no Rio Grande do Sul.

Um novo alerta para risco de tempestade foi emitido, nesta sexta-feira (3), para parte do Rio Grande do Sul. O alerta amarelo de tempestade aponta possibilidade de pancadas de chuva rápidas e passageiras, quedas de raios, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.

A advertência é válida desde as 9h30 da manhã desta sexta-feira (3). Ela segue vigente até as 10h da manhã de sábado (4). Conforme o órgão nacional de meteorologia, as instabilidades podem atingir praticamente todo o Rio Grande do Sul.

Estão na área sob o alerta amarelo de tempestade: a região Sul, Costa Doce, Litoral, região metropolitana, Vales, Serra gaúcha, região Norte, região Noroeste, parte da região Central e parte da Campanha.

As regiões que não estão sob o aviso são parte da Campanha, parte da região Central e Fronteira Oeste.

Mapa do Rio Grande do Sul com alerta de tempestade. Crédito: Agora no Tempo / Agora RS

O que fazer em caso de temporal

O instituto de meteorologia recomenda que, em caso de temporal, a população evite realizar deslocamentos por causa dos riscos. Em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo perto de árvores e de muros, pois há risco de quedas. Também evite marquizes, pois a chuva intensa associada com vento pode ocasionar dano na estrutura e sua consequente queda.

Caso você esteja dirigindo e for pego por uma tempestade, busque abrigo seguro em um estacionamento coberto, se possível. Caso não seja possível, evite ficar próximo de postes de energia elétrica, de árvores e de placas de propaganda. O vento forte pode provocar danos nessas estruturas e derrubá-las.

Se você estiver em casa, desligue os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Há risco de danos por causa do risco de queda de energia elétrica.

O que diz a previsão

A sexta-feira (3) iniciou com tempo instável entre o Centro e o Sul, e também na Serra gaúcha, devido à influência de uma baixa pressão que se desloca para o Oceano.

No decorrer do dia, a chuva ainda ocorre em boa parte do Rio Grande do Sul. As pancadas devem se intensificar a partir da tarde sobre o Noroeste, Norte e Nordeste.

Há risco de temporais isolados entre o Noroeste e a Serra gaúcha, não se descartando achance de chuvas pontualmente volumosas nessas áreas.

Por conta da atuação das instabilidades, as temperaturas seelevam menos no período da tarde em comparação aos dias anteriores.