PODCAST

Ouça no Meio-Dia: a prisão de Roberto Jefferson e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta segunda-feira, 24 de outubro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

O ex-deputado Roberto Jefferson, do PTB, chegou ao Presídio de Benfica, zona norte do Rio de Janeiro, no início da madrugada desta segunda-feira. A detenção ocorreu após o aliado do presidente Jair Bolsonaro receber voz de prisão da Polícia Federal na manhã de domingo e reagir a tiros e granadas contra os agentes da PF. O mandado foi cumprido em Comendador Levy Gasparian, no interior do Rio de Janeiro. Jefferson reagiu à chegada da PF jogando três granadas e dando tiros de fuzil. Da chegada da Polícia Federal até a rendição, transcorreram-se oito horas. A ação da PF seguia determinação do Supremo Tribunal Federal. A ordem de prisão se baseou no fato de que Jefferson descumpriu medidas de sua prisão domiciliar. Roberto Jefferson é investigado em um inquérito que apura ações de uma organização criminosa que teria atentado contra o Estado Democrático de Direito. Uma das premissas da prisão domiciliar é que Jefferson não poderia participar das redes sociais. Recentemente, no entanto, o detido apareceu em um vídeo ofendendo a ministra Carmen Lúcia, do STF. Após a ida para o Presídio da Benfica, havia a previsão de transferência de Roberto Jefferson, ainda nesta segunda, para Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó.

Um idoso de 66 anos foi preso preventivamente, nesta segunda-feira, suspeito de estuprar uma menina de 7 anos. O caso ocorreu em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A prisão ocorre de forma preventiva. O suspeito foi levado para uma casa prisional e deve responder pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo a Polícia Civil, os abusos aconteciam há pelo menos dois meses. O suspeito era amigo da família e responsável por levar e buscar a criança na escola. Os estupros aconteceriam quando ele a trazia de volta para a casa. Em um dado momento a criança pediu para não ir mais à escola. Foi quando a família desconfiou. A menina então relatou os abusos, a polícia foi acionada e o contato entre os dois foi proibido. Na investigação, a polícia descobriu que o suspeito obrigava a vítima a se fotografar e a gravar vídeos. Além disso, um dos motivos da prisão preventiva é que foram encontrados áudios onde a criança dizia que o suspeito questionava o porquê de ela não ir mais à escola.

Um serviço do Dmae previsto para a próxima quarta-feira, em Porto Alegre, causará desabastecimento de água a partir das 7h na Capital. Os bairros atingidos são parte do Chácara das Pedras, Jardim Europa, parte do Jardim Itu, parte do Jardim Sabará, parte do Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim. O trabalho é de manutenção na Estação de Bombeamento de Água Tratada Ipiranga 2. A previsão é de normalizar durante a noite de quarta, podendo demorar mais nas partes altas da rede distribuidora. No mesmo dia está programado um serviço relacionado com as obras da avenida Tronco, na Zona Sul. O fornecimento de água será interrompido a partir das 8h30 e o retorno é esperado à noite em parte do bairro Medianeira.

A FGTAS divulgou, neste sábado, a lista de vagas de emprego disponíveis no Rio Grande do Sul. São 7.825 vagas de emprego, sendo 6.236 efetivas e 1.589 temporárias. Das vagas efetivas, 69,8% não exigem experiência e 26,3% também não exigem escolaridade. Por outro lado, 27,9% das oportunidades exigem Ensino Fundamental completo e 22,5%, Médio completo. Entre as vagas temporárias abertas no Estado, 97,5% não exigem experiência e 18,6% também não exigem escolaridade. Por outro lado, 32,1% das oportunidades pedem Ensino Médio completo e 28,1%, Fundamental completo. Os trabalhadores podem se candidatar às oportunidades, presencialmente, na agência FGTAS/Sine mais próxima ou por meio do aplicativo Sine Fácil. A relação de endereços das unidades está disponível no site da FGTAS.

A semana terá variação de temperaturas no Rio Grande do Sul. As temperaturas vão aumentar gradualmente nos próximos dias.
Nesta segunda-feira, o dia começou com temperaturas amenas, mas elas vão se elevar à tarde, especialmente na fronteira Oeste. Em Uruguaiana, a máxima será de 27ºC. Na terça-feira, o tempo segue firme sobre o Estado e as temperaturas se elevam ainda mais durante a tarde, trazendo sensação de calor, especialmente nas áreas da metade Oeste. A tendência indicada pela previsão do tempo é que uma nova frente fria volte a provocar chuva, com risco de temporais e acumulados pontualmente elevados na quarta-feira. Em Porto Alegre, a chuva deve chegar somente na quinta-feira e, ainda, de forma fraca.