Rei Charles III chega a Londres e é recebido por multidão no Palácio de Buckingham

Charles será proclamado formalmente o novo rei no próximo sábado (10) por um conselho formado por diversas autoridades, incluindo políticas e religiosas.

Foto: reprodução / SKY News

O rei Charles III do Reino Unido chegou ao Palácio de Buckingham nesta sexta-feira (9) para tomar posse formalmente do trono após a morte da rainha Elizabeth II em Balmoral. Ele será proclamado formalmente o novo rei no próximo sábado (10) por um conselho formado por diversas autoridades, incluindo políticas e religiosas.

O novo soberano foi saudado pela multidão aglomerada atrás das barreiras perto da entrada e parou para trocar palavras e apertos de mão com várias pessoas. Ele recebeu sorrisos, cumprimentos e mensagens de condolências.

Ainda nesta sexta-feira, Charles III deve fazer seu primeiro pronunciamento. O evento será televisionado e começará às 18h no horário de Londres (14h no horário de Brasília).

Atos no Parlamento

O Parlamento do Reino Unido realiza nesta sexta-feira (9) uma sessão extraordinária para prestar homenagem à rainha Elizabeth II, que morreu aos 96 anos no último dia 8 de setembro. Os membros se reúnem na Casa dos Comuns para discursar no dia em que o luto real pela morte da monarca começa oficialmente, a partir de agora até sete dias após o funeral. Em seu pronunciamento, a atual primeira-ministra do país, Liz Truss, disse que Elizabeth II foi “uma das maiores líderes que o mundo já conheceu”.