Ouça no Meio-Dia: o homem morto a tiros no Centro de Porto Alegre e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 21 de setembro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Um homem foi encontrado morto, com marcas de tiros, na madrugada desta quarta-feira, no Centro de Porto Alegre. O caso ocorreu na rua Riachuelo, quase na esquina com a Vasco Alves. Quando a Brigada Militar chegou na Riachuelo, nas primeiras horas da manhã, encontrou um homem caído no chão, já sem vida. O cadáver tinha ao menos nove marcas de disparos de arma de fogo. O trabalho de perícia foi concluído por volta das 7h da manhã e a via foi liberada. A identidade do homem que foi morto não foi divulgada pela autoridade responsável pela investigação do crime. A possibilidade de latrocínio, isso é matar alguém para roubar, está descartada. Com o homem assassinado, os peritos encontraram celular, carteira e dinheiro.

Duas pessoas morreram após um ataque a tiros na terça-feira, em Barão de Cotegipe, no Norte do Estado. O fato ocorreu em uma rua do bairro Nossa Senhora Aparecida. Uma das vítimas fatais é um adolescente de 13 anos. A outra vítima é um homem de 43 anos, que chegou a ser levado até a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, em Erechim, após o ataque. Ele passou por cirurgia, mas não resistiu. Junto com ele, foi levada para atendimento uma mulher de 20 anos, que também ficou ferida no ataque. Ela não corre risco de morte. Os nomes das vítimas fatais, assim como da mulher ferida, não foram divulgados pela polícia. De acordo com a Polícia Civil, nenhum dos três era o alvo dos criminosos. Os suspeitos ainda não foram identificados. O crime teria relação com o tráfico de drogas.

A Prefeitura de Porto Alegre ampliou o público apto a receber a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, da vacina contra a Covid-19. A partir desta quarta-feira, a quarta dose estará disponível para pessoas com 24 anos ou mais vacinadas com a terceira há mais de quatro meses. A imunização para este público, assim como para a população a partir de 12 anos, irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping, até as 16h, e em 33 unidades de saúde. Nove delas com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais. Neste novo público, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da aplicada anteriormente.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin ordenou a mobilização de 300 mil reservistas e ameaçou uma guerra nuclear contra o Ocidente. A mobilização começa às vésperas de referendos para anexação de regiões da Ucrânia parcialmente controladas pela Rússia. A mobilização e a convocação de reservistas foram anunciadas durante um pronunciamento à nação. Putin disse que o Ocidente “ultrapassou todos os limites” em sua “agressiva política anti-Rússia”. Putin ainda acusou o Ocidente de querer “enfraquecer, dividir e destruir” a Rússia e disse que a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN, faz operações de reconhecimento em todo o sul do país. O decreto com as ordens de Putin foi publicado pelo Kremlin nesta quarta-feira. Os governadores regionais ficarão responsáveis por cumprir as metas de alistamento estabelecidas por Moscou.

O tempo fica instável no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Com o avanço de uma área de instabilidade, aumenta a nebulosidade no Estado. Existe o risco de temporal isolado em território gaúcho. A chuva atinge várias regiões do Estado, mas deve ser irregular e não alcança todas as cidades gaúchas. Há risco de chuva forte na Fronteira Oeste, na Campanha, na Serra e no Norte do Estado. Além disso, há risco de temporal na Fronteira Oeste. Existe a possibilidade de rajadas de vento de até 50 km/h no Litoral e na Região Metropolitana nesta quarta. Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens, mas logo fica instável e existe a chance de rajadas de vento, com máxima de 19°C. Já na quinta-feira, as chuvas se espalham por todo o estado devido à formação de uma área de baixa pressão próximo à costa. O avanço de uma massa de ar seco e frio faz com que ela se afaste até o fim do dia. Os ventos se intensificam na faixa litorânea, deixando o mar agitado. A tendência é que, na sexta-feira, o sol predomine em todas as áreas e as temperaturas fiquem baixas pela manhã, com condição para geada entre o Norte e Serra.