Rio Grande do Sul terá fim de semana de virada do tempo e queda das temperaturas

Rio Grande do Sul tem alerta para a possibilidade de temporais isolados entre o sábado e o domingo. Confira mais na previsão:

O tempo vai virar no Rio Grande do Sul, mais uma vez, indicam os meteorologistas. O avanço de uma nova frente fria, empurrada por uma potente massa de ar polar, vai acabar com o veranico, trazer temporais e queda abrupta de temperatura. Há possibilidade até de neve nas áreas mais elevadas das serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Conforme a previsão, a frente fria chega ao Estado a partir da tarde deste sábado. O sistema vai provocar temporais isolados nas regiões da fronteira com o Uruguai. A chuva avança e, até a noite, chega até a região metropolitana de Porto Alegre e a região Central do Estado.

Podem ocorrer fortes pancadas de chuva, acompanhada de raios e com potencial para transtornos, como alagamentos e até transbordamentos de rios e arroios. A previsão é de rajadas de 50 a 70 km/h no Rio Grande do Sul. No Litoral Norte, a ventania deve alcançar os 80 km/h.

Por causa dos riscos, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu uma advertência para a possibilidade de tempestade válido para todo o RS. O órgão alerta para a possibilidade de chuva intensa, com raios. Há possibilidade de rajadas de vento e, pontualmente, de queda de granizo, entre 13h de sábado e as 13h de domingo.

Domingo terá declínio das temperaturas no Rio Grande do Sul

O domingo ainda começa com nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva em toda a metade Sul do Estado. O tempo abre ao longo do dia e as temperaturas não sobem muito, apesar do sol. Em Bagé, a mínima será de 4°C e a máxima de 11°C.

Em Porto Alegre, a previsão indica chance de chuva a partir das 22h de sábado. No entanto, a chuva permanece até a manhã de domingo. Depois, o tempo fica nublado a parcialmente nublado na parte da tarde, com frio de 14°C na Capital. A mínima ocorre na noite de domingo, com 9°C.

No Norte do Rio Grande do Sul, a chuva se concentra entre a madrugada e o meio da tarde. Depois, o frio avança e derruba as temperaturas rapidinho. Em Erechim, o domingo começa com 15°C na madrugada, cai para 12°C no amanhecer e termina com 4°C no fim da noite.

Na segunda-feira, o RS ainda terá nebulosidade variável, em especial na faixa Leste, e segue fazendo muito frio. As temperaturas mínimas ficam entre 0°C e 6°C, com valores negativos na Serra gaúcha. A segunda-feira (29) deve ser o dia mais gelado desta onda de frio.