Há 38 anos, Porto Alegre tinha registro de neve

Além de Porto Alegre, a neve de 1984 foi registrada em, ao menos, outros 30 municípios do Rio Grande do Sul.

Duas imagens mostram neve em Porto Alegre no ano de 1984. À esquerda, flocos derretidos em cima de um carro. À direita, um adulto e um menino mostram os flocos derretendo na mão.
Neve em Porto Alegre no ano de 1984. Imagens: arquivo / RBS TV

A tarde desta quarta-feira 24 de agosto de 2022, com temperatura acima dos 25ºC em Porto Alegre, em nada lembra a que ocorreu no ano de 1984, exatos 38 anos atrás. Em uma condição incomum, nevou na Capital gaúcha e no meio da tarde. A precipitação invernal foi tanta, que chegou a acumular em ruas, casas e carros, para a diversão e espanto da população.

Os relatos da época são que aquela sexta-feira começou com temperaturas baixas em Porto Alegre. No entanto, a partir do final da manhã, o frio ganhou força. Às três horas da tarde, além do frio, veio o outro fator que faltava para a neve: a chuva. Não demorou muito para que os flocos fossem vistos em diversos bairros da Capital. Imagens da neve em Porto Alegre foram exibidas nesta quarta-feira durante o “Jornal do Almoço”.

Bairros como o Teresópolis e o Santa Tereza, ambos na zona sul de Porto Alegre foram os que concentraram os relatos de flocos caindo sobre a cidade. Mas a precipitação ocorreu em outros bairros da cidade e até no Centro, com duração de meia hora a uma hora, dependendo do local. Além de Porto Alegre, aquela sexta-feira gelada trouxe esse tipo de precipitação invernal para, ao menos, outros 30 municípios do Rio Grande do Sul.

O último registro de neve na Capital gaúcha – até 1984 – tinha ocorrido no longíquo 1909. Dez anos depois, em 1994, Porto Alegre voltaria a ter registro de precipitação invernal, com queda de neve granular.