Ouça no Meio-Dia: as mortes em ocorrências na Capital e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quinta-feira, 21 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Civil indiciou duas pessoas por aplicarem um golpe de mais de R$ 10 milhões contra um idoso ganhador da Mega-Sena. O caso ocorreu em Viamão, na Região Metropolitana. Fredolino José Pereira, de 71 anos, ganhou o prêmio em 2018. Anos depois, ele disse ter sido vítima de um golpe de um ex-sócio em uma funerária. Segundo a Polícia Civil, os golpes eram praticados tendo como justificativa pagar funcionários da funerária. O suspeito solicitou o cartão bancário da vítima e não devolveu mais. O ex-sócio do idoso na funerária foi indiciado por ameaça, estelionato, lavagem de dinheiro, apropriação de bens de idosos e falsificação de documentos públicos. Além dele, a namorada do suspeito também foi indiciada por lavagem de dinheiro e apropriação de bens de idosos. A partir de agora, a Polícia considera a possibilidade de haver novos desdobramentos na investigação. Isso porque são aguardados documentos bancários e de uma licitação vencida por uma empresa junto à Prefeitura de Viamão. Esses elementos podem trazer novos dados para os investigadores.

Três ocorrências policiais registradas entre a noite desta quarta e a madrugada desta quinta-feira, na zona norte de Porto Alegre, somadas, tiveram cinco mortes e cinco pessoas feridas. Na primeira delas, uma mulher de 29 anos foi morta com disparo de arma de fogo, que lhe atingiu na cabeça. A vítima recebeu atendimento médico mas veio a óbito. O fato ocorreu na Avenida Mãe Apolinária Matias Batista. Na mesma via, mas já na madrugada, um confronto entre policiais e criminosos deixou quatro mortos na Zona Norte. Além dos óbitos, três pessoas ficaram feridas. Conforme a Polícia Civil, mesmo tendo sido na mesma avenida, não há relação entre os dois casos. Um pouco antes, houve uma tentativa de roubo na Rua Carmense, no Parque Santa Fé. Conforme a polícia, um homem de 27 anos foi abordado por dois criminosos quando chegava em casa de carro. Ele estava armado e reagiu ao assalto. Houve troca de tiros e o homem que estava no carro foi ferido no quadril. Um dos assaltantes, de 20 anos, sofreu disparos na perna esquerda e no abdômen. Eles foram encaminhados para atendimento médico pelo Samu. O segundo criminoso conseguiu fugir.

Dois homens morreram em um acidente de trânsito na ERS-446, em Carlos Barbosa, na Serra gaúcha. O veículo onde as vítimas estavam saiu da pista e capotou por volta das 6h10 da manhã, no quilômetro 12 da rodovia. O caminhão Ford Cargo, com placas de Nova Bassano, estava carregado com frangos no sentido Carlos Barbosa x São Vendelino. Por motivos ainda desconhecidos, o veículo tombou em uma curva, que fica próximo da localidade de Santa Clara Baixa. O motorista, de 43 anos, e o ajudante, de 32, morreram no local. Eles não tiveram as identidades divulgadas pela polícia.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul informou que a vacinação das crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19 começou gradualmente nesta quarta-feira. De acordo com a Pasta, a imunização deve ser feita conforme a disponibilidade de vacinas Coronavac em estoque nos municípios gaúchos. Porto Alegre já começou nesta quarta-feira a vacinação de crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos. Na Capital, a vacinação para esse público, e todas as crianças a partir de cinco anos, ocorre em 25 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Campo da Tuca, Diretor Pestana, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira e segunda dose em todos os locais. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança.

Uma nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul. Ela vai deixar o tempo instável em parte do Estado nesta quinta-feira. O dia começou com frio no Estado, com registro de nevoeiro na Região Central e Região Metropolitana. Mas aos poucos a temperatura sobe, principalmente na Região Norte e Região Noroeste. Depois, ao longo do dia, com a aproximação da frente fria, a nebulosidade e a umidade ganham força no Rio Grande do Sul. Ainda nesta quinta-feira, existe a previsão de chuva na Região Sul e na Campanha. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de chuva intensa para essas áreas. Em Rio Grande, o tempo fica instável e há risco de chuva intensa, com máxima de 18°C. Em Santo ngelo, haverá muitas nuvens ao longo desta quinta, com máxima de 27°C. Em Porto Alegre, o tempo fica úmido com muitas nuvens ao longo do dia, com máxima de 24°C.