Ouça no Meio-Dia: a derrota do Governo do RS na Assembleia e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta quarta-feira, 13 de julho de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Por motivos técnicos, o Dmae transferiu para esta quarta-feira os serviços complementares do Reservatório Cristiano Kraemer, em Porto Alegre. Os trabalhos estavam previstos anteriormente para esta terça-feira. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, o serviço tinha início previsto para às 9h, na avenida Juca Batista. A obra vai afetar o abastecimento de água dos bairros Aberta dos Morros, Campo Novo e Ipanema. Também continua programado o corte da rede em ferro fundido na rua Nunes, esquina da rua General Gomes Carneiro. O serviço provoca o desabastecimento em parte dos bairros Medianeira e Teresópolis, desde as 8h30. A normalização está prevista para o turno da noite.

Foi preso, na manhã desta quarta-feira, o homem de 40 anos suspeito de assaltar e estuprar uma jovem de 19 anos em Arroio do Meio, no Vale do Taquari. Ele foi encontrado escondido no porão da casa onde reside. O detido ainda tentou fugir, mas escorregou quando tentava pular de um telhado para outro e foi pego. O crime foi cometido no dia 7 de julho. No dia da ocorrência, o suspeito fugiu nadando pelo Rio Taquari, depois de ter sido localizado em casa pelos policiais. O detido não teve o nome divulgado. Ele já havia cumprido 20 anos de detenção. Porém, estava em liberdade condicional desde o dia 25 de março. Em seu histórico, também existe o registro de outras 10 ocorrências de roubo com estupro, além de histórico por porte ilegal de arma e homicídio.

Por 26 votos a 25, os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul impuseram uma importante derrota nos planos do Poder Executivo. Os parlamentares rejeitaram o projeto para colocar dinheiro do Estado em obras de rodovias federais. O PL 51/2022 previa o investimento até o limite de R$ 495,1 milhões para executar obras e serviços em rodovias federais. Se tivesse sido aprovado, o texto autorizaria o DAER a executar serviços de pavimentação, duplicação e interseções, terraplenagem, sinalização, drenagem, obras de artes especiais, construção de trevos, dentre outros. Conforme a justificativa do Executivo, os recursos seriam utilizados para acelerar a duplicação de trechos da BR-290 e da BR-116. Na hora da votação, houve empate na votação dos parlamentares e, com isso, conforme o que o Regimento Interno da Assembleia determina, o presidente da Casa, deputado Valdeci Oliveira, do PT, teve que dar o voto de Minerva, desempatando com voto contrário.

Em Brasília, a Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, na noite desta terça-feira, a PEC dos Benefícios, também chamada de “PEC Kamikaze”. A proposta de emenda à Constituição teve 393 votos favoráveis, e 14 contrários. O texto já havia sido aprovado pelo Senado. Mas a noite não transcorreu sem percalços. Após um problema na internet da Casa, a sessão foi suspensa pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, que afirmou que dois servidores de internet caíram ou “foram cortados” durante a votação. Com isso, a votação em segundo turno foi transferida para a manhã desta quarta-feira. Lira disse que a apuração do caso será rigorosa e dura. Ainda na noite de terça-feira, a pedido de Lira, agentes da Polícia Federal estiveram na Câmara dos Deputados para verificar a situação. Para a TV Globo, o presidente da Câmara disse ter solicitado um relatório que aponte se o problema nos servidores foi causado por ação interna ou externa. Ainda segundo Lira, uma vez que a sessão foi suspensa, e não cancelada, o painel de votação seguirá válido. A “PEC Kamikaze”, como é chamada, é uma proposta do governo que concede uma série de benefícios sociais à população nas proximidades das eleições. Se aprovadas, elas serão válidas somente até o fim deste ano.

A massa de ar polar vai predominar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Além do frio, houve registro de geada em vários pontos do território gaúcho, principalmente na Região Sul, na Campanha e na Serra. A temperatura ficou perto de zero em alguns pontos do Estado, mas com sensação térmica negativa, principalmente em cidades da Região Sul, da Campanha e da Serra. Depois, ao longo do dia, o sol aparece, mas a sensação será de frio. Em Porto Alegre, o tempo fica firme e o frio predomina, com máxima de 17°C. Em Santa Cruz do Sul, o tempo também fica firme, com máxima de 16°C.