Caminhoneiros receberão R$ 2.000 de auxílio no dia 9 de agosto

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou que vai pagar as duas primeiras parcelas do programa Bem-Caminhoneiro em 9 de agosto. O auxílio para os motoristas profissionais foi aprovado dentro do pacote da PEC do Desespero Eleitoral, que cria novos benefícios a meses das Eleições.

Conforme o governo federal, serão pagos R$ 2.000 referentes aos benefícios dos meses de julho e agosto. A estimativa da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) estima que 870 mil profissionais recebam as quantias. O programa é temporário e prevê repasse de seis parcelas só até dezembro deste ano.

As informações de cadastro dos profissionais foram repassadas pela ANTT do Ministério da Infraestrutura e estão em processamento pela Dataprev. Ou seja, apenas transportadores de carga autônomos devidamente cadastrados no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) até 31 de maio de 2022 vão receber o benefício.

O benefício será pago para cada transportador autônomo independentemente da quantidade de veículos que possuir. Os detalhes sobre critérios, responsabilidades e pagamentos ainda são incertos. O Ministério do Trabalho e Previdência diz que essas regras “serão regulamentadas em breve por meio de portaria”.

A previsão é de que o terceiro lote esteja disponível para pagamento no dia 24 de setembro e as demais parcelas nos dias 22 de outubro, 26 de novembro e 17 de dezembro.