Ouça no Meio-Dia: a operação de combate à crueldade contra animais e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 27 de maio de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação Arca Especial. O objetivo da ação é combater crimes de crueldade contra animais, caça ilegal e tráfico de armas. Trinta mandados de busca e apreensão foram cumpridos em 12 municípios do Estado. A organização criminosa investigada comercializava, em grupos fechados e redes sociais, armas ilícitas destinadas principalmente à caça ilegal de animais silvestres e outros crimes. Durante as investigações, os policiais civis detectaram negociações em várias regiões do Estado, e um variado tipo de armamento. Nesta investigação também foram verificados vídeos com os animais silvestres abatidos. Em um dos vídeos, é mostrado cães comendo uma capivara viva que foi baleada. A Operação Arca é uma operação especial e permanente contra crueldade contra animais na região metropolitana.

Uma mulher de 32 anos perdeu o bebê que esperava após ser baleada no abdômen pelo companheiro. Ela está internada no Hospital Getúlio Vargas em estado grave. O fato ocorreu na tarde de quarta-feira, em Sapucaia do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre. O suspeito desapareceu depois de deixar a mulher na emergência do hospital. A polícia procura pelo homem assim como investiga se o disparo foi acidental ou premeditado. A mulher estava grávida de uma menina havia 28 semanas. O caso é tratado como feminicídio.

O Sine Municipal de Porto Alegre promove, neste sábado, o Feirão de Empregos no bairro Rubem Berta. Com a participação de 11 empresas parceiras, serão disponibilizadas 545 ofertas de trabalho específicas para a Zona Norte, além das vagas gerais do sistema. Entre os destaques do dia estão as 250 vagas para operador de telemarketing receptivo. A ação começa às 8h30, na Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina. Interessados devem levar um documento com foto e comprovante de residência. A equipe técnica vai analisar o perfil dos candidatos e encaminhar para as entrevistas de emprego. Cinco empresas estarão presentes no sábado para dar início ao processo de seleção. Serão doadas roupas e calçados arrecadados pelo Cabide Solidário do Sine e que poderão ser utilizados na entrevista de emprego dos candidatos. A Fundação de Assistência Social e Cidadania, a Fasc, estará presente com atendimento e orientações.

O Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa para o cenário eleitoral para presidente. Em outubro, os brasileiros irão escolher o mandatário que ficará no cargo até 2026. A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades, na quarta e quinta-feira desta semana. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento aponta que o ex-presidente Lula, do PT, alcançou 48% das intenções de voto. Jair Bolsonaro, do PL, tem 27%. Ciro Gomes, do PDT, tem 7; André Janones, do Avante, e Simone Tebet, do MDB, 2%. Pablo Marçal, do PRÓS, e Vera Lúcia, do PSTU, 1%. Seis candidatos não pontuaram. Brancos, nulos ou nenhum, somam 7%. Não opinaram 4% dos entrevistados. Desconsiderando os votos brancos, nulos e indecisos, o Datafolha aponta a possibilidade de vitória de Lula em primeiro turno. Lula teria 54% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro. O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de São Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-05166/2022.

Uma área de baixa pressão deixa o tempo instável no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Existe o alerta de chuva forte e de temporal no Estado. O dia já começou com nebulosidade em território gaúcho. Ao longo do dia, a previsão é de chuva em todas as áreas. As precipitações podem ser de forte intensidade e acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente na Região Metropolitana, no Extremo Sul, no Litoral e na Região Central. No sábado, a aproximação de uma nova frente fria mantém o tempo instável sobre o Rio Grande do Sul. Porém, as áreas de instabilidade com chance de temporais ficam restritas à metade norte. A tendência é que as chuvas se afastem do estado no domingo e que as temperaturas entrem em declínio.