Ouça no Meio-Dia: as mortes por dengue no Estado e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 06 de maio de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Termina nesta sexta-feira o South Summit Brasil. O evento internacional de inovação e tecnologia é realizado desde 2012 em Madrid, na Espanha, e, desde a última quarta-feira, ocorre no Cais Mauá, em Porto Alegre. O último dia do evento ainda terá palestras e painéis, além da final da competição de startups. Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu fora da Europa e a Capital gaúcha foi escolhida, segundo a Prefeitura, devido ao seu ecossistema de inovação. Ao todo, foram mais de 400 speakers, mais de 1.000 startups de 76 países, e 90 fundos de investimento.

Mais duas mortes por dengue foram registradas no Rio Grande do Sul. Ao todo, já são 15 óbitos neste ano. Segundo o governo do estado, o número de casos se aproxima dos 20 mil. Estas duas últimas mortes ocorreram em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, e em Jaboticaba, na Região Norte. Este é o segundo óbito em ambas as cidades em 2022. As demais mortes foram registradas nas cidades de Rondinha, Sapucaia do Sul, Cachoeira do Sul, Lajeado, Chapada, Cristal do Sul, Igrejinha, Dois Irmãos, Boa Vista do Buricá e Horizontina. Esta última teve dois óbitos, as demais tiveram uma morte. O índice atual já representa um recorde histórico. No ano passado inteiro, por exemplo, o Estado teve 11 óbitos pela doença. Em 2020, foram seis mortes e, antes disso, a dengue era considerada erradicada no Estado. A Secretaria da Saúde já havia anunciado, no dia 20 de abril, que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo contra a dengue.

O resgate da segunda premiação do Receita Certa já começou a ser pago. O programa é uma forma de premiação trimestral aos consumidores cadastrados no Nota Fiscal Gaúcha que solicitam a inclusão do CPF na nota fiscal na hora da compra. Com o incremento verificado, os contribuintes podem solicitar a devolução do Receita Certa por meio de pix ou depósito em conta corrente ou poupança ativa do Banrisul indicada pelo cidadão. O resgate só é possível para contas vinculadas ao CPF do cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha.
Segundo o governo do Estado, outras parcelas, contemplando pagamentos via pix, estão previstas para os próximos dias, conforme a capacidade de processamento dos sistemas. Os demais grupos de consumidores serão pagos conforme o cronograma de caixa da Secretaria da Fazenda. O resgate via pix não ocorre de forma instantânea.

A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 44,561 bilhões no primeiro trimestre de 2022. O resultado representa uma alta de 3.718,4% em relação ao mesmo período do ano passado e 41,4% maior do que o registrado no trimestre anterior. O lucro da Petrobras se dá em meio a escalada do preço dos combustíveis. O desempenho no trimestre também foi impulsionado pela alta do preço do petróleo, pelo aumento da produção e valorização do real em relação ao dólar, e pelos impactos da guerra entre Ucrânia e Rússia, que levaram os preços do petróleo a atingir patamares recordes. Em comunicado, a Estatal afirma que o resultado se deve ao fato de a empresa estar “saneada, ter reduzido encargos com pagamento de dívida, ter investido com responsabilidade e estar operando com eficiência”. Por sua vez, o presidente Jair Bolsonaro se manifestou pedindo que a estatal não suba os preços dos combustíveis. O presidente afirmou que os lucros da Petrobras beneficiam estrangeiros e que quem paga a conta é a população brasileira. No entanto, ele descartou interferir na Estatal.

A massa de ar seco e frio presente no Estado ganha força nesta sexta-feira. O dia já começou com frio em várias cidades gaúchas, principalmente na Campanha e na Serra. As mínimas chegaram a 11ºC em Bagé, 6ºC em Caxias do Sul e 3°C em Vacaria. Ao longo do dia, o tempo firme predomina, com sol entre nuvens. As temperaturas sobem pouco à tarde. No sábado, o tempo continua estável sobre todas as áreas, com sensação de frio pela manhã e temperaturas amenas durante a tarde. A tendência é que este quadro permaneça no Estado, sem condições de chuva, nos próximos dias.