Previsão alerta para possibilidade de tornado no RS

Com a presença deste sistema, muitas nuvens de chuva se formam sobre o estado gaúcho e as condições para temporais aumentam.

Áreas de instabilidade mudaram o cenário no Rio Grande do Sul. Um bloqueio atmosférico se consolida e uma frente fria atua entre o estado gaúcho, Uruguai e a Argentina.

De acordo com a Climatempo, com a presença deste sistema, muitas nuvens de chuva se formam sobre o estado gaúcho e as condições para temporais aumentam.

A previsão entre esta terça (26) e a quarta-feira (27) é de muita chuva, com intensas descargas elétricas, possibilidade de granizo, formação de super célula e ventania ao longo do dia com rajadas de vento forte de 90 km/h pelo Estado.

A Climatempo ressalta que há condições de tempo extremamente severo na Região Sul, Fronteira Oeste e Região Central do Rio Grande do Sul, pelo menos até a quarta, especialmente em cidades gaúchas que fazem fronteira com o Uruguai e parte da Argentina, além do risco de ventania nos próximos dias.

As rajadas de vento podem ultrapassar os 90 km/h nestas áreas de fronteira, chegando a 100 km/h. “Alerta! Não está descartada a possibilidade de tornados e/ou frentes de rajadas na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai”, advertiu a Climatempo.

No último boletim meteorológico, a Seapdr  (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) também alertou para o risco de tempestade no Rio Grande do Sul durante esta semana.

“A propagação de uma área de baixa pressão e de nova frente fria provocarão chuva em todo o território gaúcho, com chance de tempestades e altos volumes acumulados”, disse.