Ouça no Meio-Dia: como será o "Dia C" de vacinação infantil contra Covid e mais notícias da manhã

Confira as principais notícias da manhã desta sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, no podcast Meio-Dia.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

A próxima segunda-feira será de retorno das aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2022. A volta Às aulas ocorre de forma 100% presencial, sem revezamento. As orientações sanitárias de prevenção à Covid-19 destinadas à rede estadual de educação do Rio Grande do Sul estão disponíveis no site coronavirus.rs.gov.br/ensino. Entre as orientações, estão a obrigatoriedade do uso de máscara nas instituições de ensino, de ambientes ventilados e de higienização constante das mãos. Também é recomendado o distanciamento social quando possível. A modalidade de ensino remoto ficará restrita apenas aos alunos que tiverem as devidas e expressas indicações médicas. O ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. O governo do Estado acredita que este formato permitirá que o planejamento pedagógico tenha uma organização mais efetiva, com maior capacidade de resposta neste momento de recuperação das aprendizagens. O recesso escolar ocorre de 25 a 31 de julho. O início do segundo semestre está marcado para 1º de agosto. O fim do ano letivo está marcado para 16 de dezembro.

O sábado será de Dia C da vacinação infantil contra a Covid-19 em todo o Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite realizou uma live na tarde de ontem e falou sobre a importância da mobilização pelo reforço das ações por parte dos municípios na data. Leite também enfatizou o recado aos pais e responsáveis para que levem as crianças às unidades de saúde, que estarão extraordinariamente abertas nesse dia. Até o momento, o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações registra 259 mil crianças de cinco a 11 anos vacinadas no Estado. O número representa cerca de 27% da população estimada dessa idade. O Estado garante que há nos municípios doses suficientes para avançar na cobertura vacinal, pois mais de 875 mil doses foram distribuídas até agora.

Em Porto Alegre, o serviço do Dia C será levado, das 9h às 15h, a sete escolas das redes municipal e estadual para imunizar todas as crianças da faixa etária que ainda não receberam a primeira dose. Para atrair o público infantil, as equipes preparam brincadeiras e atividades lúdicas. A ideia é incentivar o retorno seguro às aulas. A direção da Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde considera que O início do ano letivo acaba favorecendo a exposição ao vírus, por isso, e que, por isso, é preciso que as crianças retornem com o máximo de segurança. Durante a ação, será aplicado o imunizante pediátrico da Pfizer. Em Porto Alegre, já foram vacinadas pouco mais de 55 mil crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 de 19 de janeiro até a última quarta-feira. O dado é equivalente a 46,91% do público-alvo, que é de pouco mais de 118 mil crianças.

O Rio Grande do Sul tem um ponto impróprio para banho. A informação consta no último boletim do Projeto Balneabilidade 2021/2022, divulgado hoje pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental, a Fepam. O ponto impróprio é o Balneário no rio Piratini, em Pedro Osório. O resultado é diferente da semana passada, quando todos os pontos monitorados foram considerados próprios para banho. Todas as praias do Litoral Norte e do Litoral Sul estão próprias para banho. Dos 90 pontos monitorados, 82 são analisados pela Fepam e pela Corsan. Em Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas, o Sanep, realiza a coleta e a análise em oito pontos. Os resultados das análises são divulgados todas as sextas-feiras, até o dia 4 de março, pelo site e redes sociais da Fepam.

O sol aparece com nuvens em todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Há previsão de chuva isolada na Campanha, na Serra, e nas regiões Sul, Central, Metropolitana e Norte. Após uma manhã de temperaturas amenas em várias áreas do Estado, aos poucos o calor predomina. O dia fica abafado, principalmente na Fronteira Oeste e na Região Noroeste. Máxima de 37 graus em Uruguaiana. No sábado, o tempo fica estável na maioria das regiões. Existe a chance de chuva apenas nas áreas próximas à divisa com Santa Catarina e na faixa Litorânea. No domingo, as instabilidades retornam em parte do estado.