Estiagem: RS tem 300 municípios em situação de emergência

De acordo com a Defesa Civil, outras 14 cidades já relataram danos em razão da estiagem, mas ainda não fizeram o decreto.

Compartilhe:

O número de municípios gaúchos que decretaram situação de emergência no Rio Grande do Sul por conta da estiagem chegou a 300, de acordo com a Defesa Civil do Estado.

De acordo com o órgão, outras 14 cidades já relataram danos em razão da falta de chuvas, mas ainda não fizeram o decreto.

A partir da medida, as prefeituras estão autorizadas a buscarem ajuda aos governos estadual e federal para minimizarem os efeitos do problema para a população, pecuária e agricultura.

Entre os dispositivos previstos estão a dispensa de licitação para a compra de bens ou a contratação de obras e serviços destinados a atender as populações afetadas, bem como a renegociação de créditos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Nesta quarta-feira (19), uma massa de ar quente e seco avança pelo Rio Grande do Sul, afetando mais ainda os municípios gaúchos. Há previsão de chuva, mas em forma de pancadas e isoladas.


Compartilhe: