Água deve demorar a normalizar na zona leste de Porto Alegre após reparo em estação de bombeamento

A recuperação do sistema na zona leste de Porto Alegre é lenta pelo grande número de clientes desabastecidos por longo período, somado ao alto consumo por causa das temperaturas elevadas.

O abastecimento de água começou a ser normalizado para parte dos moradores da zona leste de Porto Alegre. O fornecimento havia sido interrompido por um dano em uma tubulação da EBAT (Estação de Bombeamento de Água Tratada São Manoel), no bairro Santana.

Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), o serviço de reparo foi concluído por volta das 18h40 da noite. A estação São Manoel foi religada, fazendo a água ingressar em direção a outras unidades de bombeamento.

A previsão era que todos os sistemas de bombeamento fossem religados até a meia-noite. A recuperação do sistema é lenta pelo grande número de clientes desabastecidos por longo período, somado ao alto consumo em dia de calor.

No entanto, as coisas não foram como planekado. Conforme o Departamento de Águas, houve um curto-circuito na Ebat São José II, que estava sendo religada às 23h45 da noite de ontem. Com isso, a estação de bombeamento segue fora de operação.

Caminhões-pipa serão encaminhados para atender os bairros Partenon, Cel Aparício Borges, São José, São José Comunitária e Vila João Pessoa nesta terça-feira.

Outra estação que está desligada é a Ebat Carlos Gomes, que ainda não tinha nível mínimo de água para permitir o bombeamento. São afetados partes dos bairros Bom Jesus, Petrópolis, Três Figueiras e Chácara das Pedras.

O que aconteceu? 

O problema ocorreu na Estação de Bombeamento de Água Tratada São Manoel, localizada na rua São Manoel, 1130, esquina avenida Ipiranga, no bairro Santana. A unidade ficou sem energia elétrica durante o temporal do domingo (2). Quando a energia retornou, uma tubulação interna rompeu abaixo do nível do solo, devido a uma sobrecarga.

Para corrigir o dano foi necessário escavar e remover parte do piso da estação, além de realizar a drenagem da caixa de sucção, um processo que é demorado. Após isso, foi feito o reparo para, daí sim, conseguir religar a EBAT, que distribui água tratada para outros pontos da zona leste de Porto Alegre.

O desabastecimento chegou a atingir 27 bairros da zona leste de Porto Alegre. Com o reparo, a normalização está ocorrendo para 18 localidades.