Temporal faz tarde virar noite na região metropolitana de Porto Alegre e causa transtornos

Um forte temporal atingiu Porto Alegre e região metropolitana na tarde desta quinta-feira (25). A tarde virou noite em plenas 16h30.

Um forte temporal atingiu Porto Alegre e região metropolitana na tarde desta quinta-feira (25). A tarde virou noite em plenas 16h30. Ainda não há informações sobre estragos em prédios ou residências. Em toda a região metropolitana há registro de transtornos, como queda de árvores, de postes. Em Cachoeirinha, o teto de uma loja desabou durante a tempestade.

A instabilidade que atingiu a Porto Alegre e região foi precedida por forte sensação de abafamento. Conforme dados da estação da Rede de Meteorologia da Aeronáutica instalada no Aeroporto Salgado Filho, a temperatura chegou aos 34ºC. Desde o meio-dia o tempo começava a ficar nublado até que, por volta das 16h, nuvens carregadas avançaram do noroeste e anteciparam a chegada do temporal. Em menos de vinte minutos, a tempestade chegou.

O céu escureceu e alguns postes chegaram a ser iluminados pelas lâmpadas. Vento forte acompanhou a chuva que caiu logo em seguida, causando os transtornos que são corriqueiros durante os temporais.

Há queda de fornecimento de energia elétrica em pontos de Porto Alegre. No entanto, a CEEE Equatorial não forneceu informações de quantas unidades consumidoras tiveram o fornecimento cortado.

Conforme a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), há vários pontos da Capital com problemas nos semáforos. Entre elas a Baltazar de Oliveira Garcia e a avenida Cristiano Fischer. Na avenida Otto Niemeyer, entre a Rua Sílvio Silveira Soares e a Av. Cavalhada, na zona sul da capital, há acúmulo de água na via, obstruindo parcialmente a circulação de veículos.

Em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, também há queda no fornecimento de energia elétrica. A RGE Sul ainda não informou quantos clientes estão sem energia em sua área de concessão.

O Trensurb também foi afetado pelo temporal. As composições só estão circulando entre Mercado e Sapucaia por causa da queda do fornecimento de energia elétrica entre São Leopoldo e Novo Hamburgo. Ainda não há previsão para normalizar o serviço.