Porto Alegre volta a oferecer testagem para viajantes que desembarcam no Aeroporto Salgado Filho

O objetivo da retomada da testagem é manter a vigilância na possível entrada da nova cepa em Porto Alegre.

Passageiros que desembarcam no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, poderão ser testados para a Covid-19. A decisão de retomada da realização de exames RT-PCR foi tomada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) após a confirmação de casos da Ômicron, nova variante do coronavírus proveniente da África do Sul, em diferentes países do mundo. O Brasil já tem um caso suspeito da nova mutação.

O objetivo da retomada da testagem, de acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, é manter a vigilância na possível entrada da nova cepa na cidade. “A ômicron tem revelado um ritmo de transmissão alto, similar a de outras variantes, como a Delta. Por isso estamos atentos e precisamos reforçar os cuidados”. Até o momento, não há casos da nova variante confirmados no Brasil, bem como casos de óbitos no mundo.

A realização da barreira havia sido suspensa em 18 de outubro, devido ao percentual de pessoas com duas doses da vacina ou com esquema vacinal completo, estabilidade no número de novos casos novos e de internações hospitalares em decorrência da doença.

O serviço será oferecido a moradores de Porto Alegre que retornam à Capital ou viajantes que permanecerão na cidade por pelo menos quatro dias. Conforme Ritter, a expectativa é retomar o protocolo ainda esta semana. “Todos os casos positivos serão encaminhados para estudo de análise genômica, que irá apontar se há circulação da nova variante na cidade”, afirma.

O teste deverá ser realizado dentro de até sete dias após o desembarque. Para realizar o exame, o passageiro deverá preencher o Formulário de Retorno do Viajante. Após o preenchimento do formulário, o passageiro receberá, por e-mail, as instruções para a realização da coleta, e deverá procurar o laboratório indicado portando os seguintes documentos originais:

  • Documento de identificação oficial com foto e CPF (RG, CNH, passaporte ou outro documento oficial)
  • Bilhete aéreo – ou cartão de embarque – com desembarque em Porto Alegre até sete dias antes da data da coleta
  • Para residentes em Porto Alegre: comprovante de residência em seu nome ou declaração simples de residência emitida por terceiros
  • Para visitantes: comprovante de estadia (mínimo de quatro dias) em locais de hospedagem da cidade.

Os resultados serão divulgados em até 24 horas. Em caso positivo, o passageiro irá receber, por e-mail, as instruções para isolamento domiciliar, bem como os locais de acesso aos serviços de urgência da cidade e as unidades de saúde mais próximas do endereço informado. Os viajantes com resultado negativo também receberão, via e-mail, orientações para prevenir a Covid-19, como medidas de higiene e proteção individual.