Brasileiro com passagem pela África do Sul testa positivo para Covid

Após a identificação do caso, o homem foi colocado em isolamento e cumpre quarentena residencial.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou, neste domingo (28), que foi identificado um caso positivo de Covid-19 entre um passageiro brasileiro com passagem pela África. Ainda não há, até o momento, confirmação se ele é portador da variante Ômicron do vírus Sars-Cov-2.

O homem já estaria vacinado com duas doses e entrou em isolamento após testar positivo para a doença. O passageiro desembarcou em Guarulhos (SP), no dia 27 de novembro (ontem), com teste negativo para Covid-19 e estava assintomático. No entanto, ao ser submetido a um novo exame pelo laboratório do aeroporto, testou positivo para o contágio pelo vírus causador da Covid-19.

Após a identificação do caso, o homem foi colocado em isolamento e cumpre quarentena residencial. Os órgão de saúde do Estado de São Paulo estão fazendo o monitoramento do caso.

Conforme recomendação da Anvisa, uma portaria proibiu voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela República da África do Sul, República de Botsuana, Reino de Eswatini, Reino do Lesoto, República da Namíbia e República do Zimbábue. A agência também recomendou, no dia de ontem, que Angola, Malawi, Moçambique e Zâmbia fossem incluídos na lista de países sujeitos a restrições.

De acordo com a portaria vigente, o viajante brasileiro procedente ou com passagem pela República da África do Sul, República do Botsuana, Reino de Essuatíni, Reino do Lesoto, República da Namíbia e República do Zimbábue, nos últimos quatorze dias antes do embarque, ao ingressar no território brasileiro, deverá permanecer em quarentena, por quatorze dias, na cidade do seu destino final.