Ouça no Meio-Dia: a expectativa pelo leilão da tecnologia 5G e mais notícias desta quinta-feira

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas de áudio: Anchor, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer e Spotify.

Ouça o podcast Meio-Dia também em outras plataformas:

Após o Gabinete de Crise do Governo do Estado autorizar o aumento para até 50% do limite de ocupação em estádios no Rio Grande do Sul, o Internacional disponibilizou, desde às 10 horas da manhã de hoje, um volume adicional de ingressos e Check-In para o Gre-Nal do próximo sábado. A partida será realizada no estádio Beira-Rio, a partir das 7 horas da noite. A permissão atende demanda da Federação Gaúcha de Futebol e dos clubes. Mas a medida não vale para o Grêmio, punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, que acatou liminar da Procuradoria e proibiu a presença da torcida gremista no Campeonato Brasileiro, independente do mando de campo. A medida vale até que o caso seja julgado no Pleno do STJD. Ontem, na mesma direção, o Juizado do Torcedor e Grandes Eventos do Ministério Público do Rio Grande do Sul proibiu o acesso de torcedores do Grêmio ao Beira-Rio no clássico de sábado. Além desta decisão, o Juizado suspendeu as torcidas organizadas gremistas pelo prazo de 180 dias e interditou a Arquibancada Norte da Arena. Os demais detalhes sobre a nova regra estipulada pelo governo vão ser discutidos com a Federação Gaúcha de Futebol e os clubes nesta quinta-feira. Amanhã, um novo decreto que será publicado, com validade já para este fim de semana.

O texto base da PEC dos Precatórios foi aprovado na Câmara dos Deputados. Foram 312 votos a favor, quatro acima do mínimo constitucional. E 144 deputados votaram contra. A proposta prevê uma pedalada nas despesas obrigatórias do Governo Federal, limitando o valor de despesas anuais com o pagamento de decisões judiciais transitadas em julgado, ou seja, que não podem ter recurso. Entre os deputados federais gaúchos, 14 votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição e 12 foram contra. Cinco estavam ausentes.

Dez pessoas foram presas em uma ação da Polícia Civil gaúcha contra o chamado “golpe dos nudes”. Ao todo, a polícia civil cumpre 22 mandados de busca e apreensão, além de 20 ordens judiciais de quebras de sigilo bancário. No golpe, vítimas são escolhidas e procuradas por meio de redes sociais por pessoas se passando por mulheres bonitas e passam a trocar mensagens e fotos. Algumas imagens são de caráter sensual ou sexual. Depois desse contato, quem recebeu o conteúdo passa a ser extorquido, com alegações de que as supostas mulheres eram adolescentes. Os criminosos cobram dinheiro para, supostamente, não expor as vítimas mediante ameaças de divulgação das fotos íntimas e falsos registros policiais. O objetivo das ações de hoje é desarticular uma quadrilha que comete essas extorsões. A Polícia havia deflagrado uma ação contra esses criminosos já em agosto deste ano, mas a investigação se aprofundou e novos integrantes da quadrilha foram identificados. Desta vez, os mandados são cumpridos na região Norte do Estado.

Começou nesta quinta-feira no Brasil o leilão do 5G, a nova geração de internet móvel. Quinze empresas e consórcios devem disputar a licitação, o que significa a maior concorrência da história da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. A expectativa é justamente aumentar a variedade do mercado, que enxugou desde a venda da OI para uma aliança formada por Claro, TIM e Telefônica, dona da marca Vivo. Das quinze empresas esperadas para este certame, cinco já operam no Brasil. Portanto, existem dez empresas com potencial de começar sua trajetória no mercado brasileiro dos serviços móveis. O leilão deve ir até amanhã. A tecnologia 5G promete uma revolução na internet móvel. Ela funciona de modo mais veloz e estável, o que proporciona novas possibilidades de produção e consumo.

Áreas de instabilidade vão provocar pancadas de chuva nas regiões Noroeste, Norte, Metropolitana além do Litoral do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Mesmo assim, o dia vai ser abafado no Estado, principalmente na Fronteira Oeste e Campanha. Máxima de 34 graus em São Borja. O retorno do calor se deve à mudança na direção do vento, que passa a soprar de norte. A partir de amanhã, deve voltar a chover em todo território gaúcho. Chove já pela manhã na Fronteira Oeste. E depois, as precipitações alcançam as demais áreas.