Gabinete de Crise autoriza limite de 50% para lotação de estádios

A flexibilização atende demanda da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e dos clubes.

O Gabinete de Crise de combate à Covid-19 autorizou o aumento para até 50% do limite de ocupação de público em estádios no Rio Grande do Sul. A flexibilização atende demanda da FGF (Federação Gaúcha de Futebol) e dos clubes.

A mudança ocorreu graças ao avanço da vacinação no Estado e pela estabilização do quadro da pandemia. Conforme o Governo do Estado, ao menos 94% da população gaúcha recebeu a 1ª dose e 78,3% da população está com o esquema vacinal completo, seja com duas doses ou com a vacina de dose única.

Com a nova flexibilização, passará a ser permitido a ocupação de até 50% da capacidade, com público acima de 2.500 pessoas, desde que respeitando o distanciamento mínimo interpessoal de um metro.

Os demais detalhes sobre a nova regra serão discutidos com a FGF e os clubes de futebol nesta quinta (4) e divulgados em novo decreto que será publicado na sexta-feira (5), com validade já para este fim de semana (dias 6 e 7/11).

A medida só não vale para o Grêmio, punido no Campeonato Brasileiro após a confusão no domingo passado. Hoje, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol) decidiu que o time gaúcho terá que mandar seus jogos com portões fechados e não terá acesso a carga de ingressos nos jogos como visitantes até o julgamento da ação no Pleno. Ainda não há prazo para o julgamento da ação. O tricolor pode perder 10 mandos de campo por causa da confusão na Arena.